Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Meio ambiente e matemática são aliadas em prol da alimentação saudável

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

    Um projeto interdisciplinar esta sendo desenvolvido na Unidade de Educação Integral Pilarzinho com o objetivo de desenvolver nos alunos o interesse e o hábito pela alimentação saudável, bem como o entendimento da importância dos vegetais para o corpo humano. As práticas de Meio Ambiente e Apoio Pedagógico de Matemática tornaram-se aliados nesse processo com a orientação da professora, Livete Kindlemann.

    Para obtenção destes objetivos, a construção da Horta Escolar está sendo utilizada como mote para que os estudantes possam fazer a identificação dos diferentes tipos de hortaliças e condimentos, compreendendo sua função reguladora e seus benefícios para a saúde, despertando seu interesse nestes alimentos e a compreensão do porque de serem ofertados na alimentação da escola e do lar.

    Durante todo o processo de preparação da horta e do plantio, a professora incentiva os estudantes a anotarem todos os passos e os dados referentes a atividade. “Desse modo eles compreendem e coletam dados matemáticos, relativos ao tema. Classificando cores e figuras geométricas, utilizam e entendem conceitos de localização, medida, capacidade, intervalo de tempo, ordenação, agrupamento, temperaturas e conseguem esquematizar e tabelar as informações coletadas”, afirma Livete.

    Para os estudantes o ato de ir até a horta é uma aventura a parte, a ludicidade e a prática são constantes envolvendo-os o tempo todo na atividade “Eu gostei muito, foi bem legal. Nós saímos da sala, mexemos na terra, e aprendemos sobre os alimentos que plantamos. Eu pude anotar como tudo aconteceu, e aprendi bastante”, relata a aluna do quarto ano Stephany Amanda Lopes da Silva.

Autor: Gustavo Leandro de Siqueira Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM