Um dos últimos conteúdos do 1.° trimestre, trabalhado com os estudantes do 2.° C, foi sobre as medidas de comprimento. Os estudantes conheceram quais são as medidas não convencionais, as quais se utilizam partes do corpo e, as medidas convencionais, tendo o metro como unidade padrão de medida. Na primeira aula, alguns estudantes mediram a frente da sala de aula usando os passos e outros mediram a carteira usando os palmos. Posteriormente, a professora levou a turma a pensar, questionando porque as medidas deram valores diferentes e, então, foi explicado que cada pessoa tem um tamanho diferente e para sabermos qual é a medida certa precisamos usar os instrumentos de medida: a fita métrica, a trena ou a régua. Assim, medimos novamente a frente da sala usando a trena e a carteira usando a r&eacut e;gua.
Foram feitos os registros no caderno de Matemática e como lição de casa cada estudante confeccionou a sua fita métrica de papel, pintando, recortando e colando os espaços até formar 1 metro. No dia seguinte, ao trazerem-na para escola foi pedido que cada um medisse a sua carteira usando a fita e concordamos que todas as carteiras são iguais e tem a mesma medida, mas depois cada um mediu a sua carteira com os seus palmos e deu medidas diferentes devido ao tamanho da mão de cada um. Eles gostaram tanto que até começaram a comparar quem tinha a mão maior ou menor e quem tinha a mão quase do mesmo tamanho que a do colega. Agora como aprenderam, levaram a fita métrica para casa com a missão de medir tudo, móveis, espaços, brinquedos, enfim, mergulharam no universo das medidas de comprimento!



Autor:
CEI Ulisses Falcão Vieira, EM
|
Fonte:
Professora Laiz Massuchetto