Medidas de comprimento ? Centímetro / Metro.

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

        Inicialmente foi realizado um breve histórico sobre os sistemas de medida, com o objetivo de compreender e utilizar, de maneira produtiva e significativa, os sistemas de medida, comparando e estabelecendo relações entre as grandezas. As crianças  observaram vários materiais utilizados para medir (trena, fita métrica, metro articulado). 

        Aproveitando o momento, algumas crianças se disponibilizaram a medir sua altura, assim como a largura e o comprimento da sala de aula.

        Com o intuito de fixar o conhecimento, de maneira produtiva e significativa sobre medidas de comprimento, os alunos  foram explorar os locais ao ar livre para medir alguns objetos ou espaços da escola.  Cada estudante utilizou um pedaço de barbante contendo 1 metro de comprimento e uma régua de 10 centímetros, confeccionada por eles.

        Este momento foi muito significativo, pois as crianças  perceberam as diferentes possibilidades de medir com o barbante, podendo dobrá-lo para obter diferente medidas.

        As crianças gostaram muito e, ao final da aula, relataram suas observações demonstrando surpresa e espanto em suas descobertas.

Explorando os espaços para aprender sobre medidas

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Bianca Juliane Zanocini de Camargo
00105657.jpg
Alunos do 5º ano C exploram os espaços para aprender sobre medida de comprimento.
1/1