Maurício de Souza responde cartas a estudantes do 2º ano

    Publicado por:  Luciene Cristina Fraga Lacerda

       Os estudantes do 2º ano A e B das professoras Adriana Gonçalves Nunes Martins e Lígia Lorena Ormianin Krainski, participaram do Projeto Turma da Mônica na escola. Este projeto teve como objetivo despertar a curiosidade das crianças e favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens desta turma. As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são bastante conhecidas pelas crianças e são importantes recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar diferentes aspectos da vida humana.

       Dentre as atividades desenvolvidas durante o projeto, os estudantes fizeram leituras de gibis, livros, revistas, resolução de cruzadinhas, interpretação de histórias em quadrinhos, produziram tirinhas, utilizaram o alfabeto móvel para formar palavras com os nomes dos personagens, construíram um gráfico dos personagens preferidos, pesquisaram e estudaram sobre a vida do Maurício de Sousa. Este projeto também proporcionou, aprender a respeitar as diferenças e ressaltar valores de amizade, respeito e solidariedade, com a personagem Tati, que tem Síndrome de Down. O Luca que usa cadeira de rodas e a Dorinha que tem deficiência visual e possui um cachorro labrador que ajuda a guiá-la. De acordo com a professora Lígia, os estudantes aprenderam sobre a importância de respeitar a todos os colegas, independente das diferenças que cada uma venha a ter.

       No final do projeto, os estudantes escreveram cartas para o Maurício de Sousa demonstrando muito entusiasmo nas aprendizagens adquiridas com os personagens e declarando isso nas mensagens escritas nas cartinhas. Para a surpresa da turma o Maurício de Sousa respondeu as cartas deixando os estudantes muito animados.

       Segundo a professora Adriana, este trabalho proporcionou aos estudantes aprender de forma lúdica e significativa, pois, como os personagens também são crianças é comum que os alunos se identifiquem com alguns deles e isso facilita muito o processo de ensino aprendizagem.

 

Autor: Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, EM | Fonte: Adriana Gonçalves Nunes Martins e Ligia Krainski
00190102.jpg
Projeto Turma da Mônica
1/14