Numa roda de conversa foram apresentados alguns bonecos de sombra e conversado informalmente sobre esses personagens. Em seguida, as profissionais apresentaram um teatro de sombra, usando como enredo uma lenda indígena para que as crianças tivessem um primeiro contato com essa linguagem teatral. Dando continuidade ao trabalho, houve pesquisa do efeito da luz e da sombra, modificou-se o espaço e brincou-se com novas possibilidades de produzir sombras com as crianças. Ex: objetos vazados, como um escorredor de pratos, produzem formas misteriosas ou sugestivas à luz da lanterna. Se a fonte de luz está fixa num único lugar, afastar e aproximar os objetos gera efeitos incríveis, principalmente se eles estiverem embrulhados em papel celofane. Então as crianças foram convidadas a desenhar diferentes formas em papel cartão preto e a explorar as figuras criadas à luz da lanterna, e criar uma história com elas. Juntamente com o contexto teatral, foram criados momentos de experimentação das crianças em sonorização para os personagens criados (o teatro de sombras foi utilizado para a dança dos personagens). A proposta do teatro de sombras será repetida várias vezes, alternando a possibilidade das crianças serem platéia ou serem atores.
Autor:
Conj. Araguaia, CMEI
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Fonte:
MATERNAL III