Matematica aos 5° anos - Poliedros (Objetos Geométricos)

    Publicado por:  Marcos Aurelio Cardoso de Lima

Aula de matemática: Poliedros

     Poliedros são figuras geométricas formadas por planos e possuem como elementos vértices, arestas e faces.

     Podemos identificar que todas as figuras ou objetos geométrico apresentam alguns elementos característicos que são aplicados com frequência nos cálculos e definições matemáticas.

     Esses componentes são instrumentos matemáticos primitivos, isto é, pontos, retas e planos, que adquirem nomes especiais em fundamento de sua importância.

     Antes de trabalhar o conteúdo “Figuras geométricas espaciais: Poliedros” foram realizadas inúmeras pesquisas de como abordar esse tema com os alunos.  Desta forma, buscamos desenvolver um método lúdico para ensinar com a técnica das jujubas e palitos a construção de esqueletos de poliedros.

     Individualmente ou em dupla, os alunos dos 5° anos realizaram pesquisas no Google, os que não possuíam acesso à internet puderam ir até a biblioteca e solicitar auxílio da professora na realização da pesquisa.

     Pode-se constatar que essa técnica, de fato, potencializa o aprendizado, pois os educandos construíram prismas e pirâmides com bases de diferentes formatos e  relataram a participação e a empolgação dos pais no momento de auxílio na confecção dos poliedros.

     Este trabalho também aguçou a curiosidade dos alunos em buscarem outras informações, pesquisarem outras formas geométricas.

FOTOS

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18

Autor: CEI Romário Martins, EM | Fonte: Professora Simone Cristina Foreck
00243477.jpg
Turma dos 5° anos praticando conhecimentos de matematica.
1/1