MAPEANDO O ENTORNO...
As crianças do CMEI Cora Coralina, estavam animadas para a proposta de percorrer o entorno, primeiro elas observaram a parte interna do CMEI, tiraram fotos dos espaços, fizeram vídeos e relataram o que haviam observado. Em sala falaram do espaço que há ao lado do CMEI, um Centro Comunitário, onde a comunidade realiza algumas atividades artesanais e bazar. Quando adentraram naquele espaço as crianças tiveram a oportunidade de explorar a cultura da região, história e os costumes da comunidade local. Neste dia eles foram convidados a retornarem e participarem da oficina de pintura de pano de pratos, que acontecem toda quinta –feira, ofertada pela Irmã Celina.
Mas não havia como parar por ali, as crianças pediam mais do que explorar a vizinhança e o Centro Comunitário, então no momento em que foi apresentado o Mapa de Curitiba, foi que solicitaram a visita até o Horto Municipal do Guabirotura, que fica a 900 metros do CMEI. Durante o trajeto as crianças observaram lugares já conhecidos por elas, como o deposito do coco verde, as margens do Rio Belém, a casa de alguns familiares e outros que não eram tão conhecidos, como a casa que tinha um espaço de reciclagem de lixo, o percurso do ônibus Canal Belém, o qual o Enzo ficou encantado em ver que ônibus passava por aquela rua e disse:- Nossa, olha amigos como ele é grande e amarelo. Então Helena disse: -Minha mãe vai de ônibus amarelo trabalhar.
Chegando ao Horto fomos recepcionados pela Patrícia, a qual deixou as crianças à vontade para observarem os espaços. Lá as crianças fizeram outras descobertas, disse o Kaleb; -Tem um berçário de flores. A Marcela com brilho nos olhos disse: - Olhem, uma máquina que engole flores. Até os cachorros ficaram surpresos com a visita das crianças...Cachorros? Isso mesmo os cachorros estavam lá e o Emanuel perguntou: - O que os cachorros fazem em um lugar que tem plantas e flores? Então Fernando que é chefe de outra área do horto, falou que muitos anos atrás ali era um lugar onde ficavam os cachorros abandonados e muitos foram ficando, procriaram e suas crias continuaram a habitar aquele espaço.
Já no espaço do CMEI as crianças puderam compartilhar sobre o que vivenciaram durante o trajeto,e ficou evidente a curiosidade pelas flores, cachorros e o deposito de cocos, que de imediato as professoras da turma Lucimara, Eliane organizaram algumas propostas para esclarecer as dúvidas que as crianças mostraram, como: fotos, vídeos e fixar no mapa as fotos por onde eles passaram.
Para nossas crianças explorar o entorno, é descobrir algumas riquezas escondidas além dos portões do CMEI, como as pedras da rua, as árvores, a calçada que se transformava em rua, o pequeno barranco e poças que proporcionaram um grande desafio, os portões e seus donos, a casa do vizinho, o lixo cheio de coco, a casa que havia lixo para reciclagem, a estátua da Havan, os Guardas que paravam o trânsito pra eles passarem, a escola, as lojas que haviam no retorno pela Rua Salgado Filho, entre tantas outras passagens que observaram...
Para o Pré essas vivencias proporcionaram a criação de um contextos, que promoveram o brincar e a interação onde a criança teve oportunidade como exploradora do seu mundo. Mas não vamos parar por aqui, pois temos que mapear todo o mapa de Curitiba. E no dia 24/05, através do Linhas do Conhecimento as crianças irão explorar o espaço do Bosque Reinhard Maack, o qual já estão dando início com o mapa de onde vão explorar e as curiosidades que irão encontrar por lá, então logo voltamos para relatar mais um pouco dessa aventura do Pré único.
Autor:
Jardim Savana, CMEI (Cora Coralina)
|
Fonte:
JAQUELINE LOISE PEREIRA