Escola Municipal Araucária, Escola Municipal

logo escola

Mandala Olho de Deus

    Publicado por:  Raissa Gabriela Ferraz

Esse tipo de mandala conhecida como Olho de Deus é um antigo símbolo feito pelos índios Huicholdo México e dos índios Aymara da Bolívia. Feita com o entrelaçamento de fios de diversas cores em gravetos ou palitos geralmente de madeira. A simbologia por trás da mandala Olho de Deus está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui. Os povos indígenas acreditam que as mandalas feitas com linhas são objetos sagrados, e elas são feitas como forma de oferenda e também para presentear crianças, desejando bom crescimento e saúde, é feito pelo pai quando o bebê nasce. E a simbologia é tão interessante que, a cada comemoração de aniversário da criança, uma nova mandala é tecida, até a criança completar cinco anos. A partir dessa idade, a criança criará suas próprias mandalas e já pode fazer seus pedidos aos deuses.  Quando mais colorida a mandala, mais são os votos positivos para a criança ou para quem a possui. Mas é necessário mentalizar tudo o que há de positivo no momento da confecção da mandala
      Na língua Huichol, o Olho de Deus é conhecido como Si’kuli e significa “o poder de ver e compreender as coisas desconhecidas.
      Este trabalho foi realizado com os estudantes dos 4° anos e 5° anos manhã e tarde, trabalhado os elementos da linguagem visual: linha, formas e cores, textura ... bem como o conceito da própria mandala.
Professores envolvidos:
*Tânia de campos Silva 
*Kazue Claudia 
*João Paulo de Souza

Autor: Araucária, EM | Fonte: EMA