Mamãe, você já conhece o Programa Mama Nenê?

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

O Leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidades adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para a hidratação (água) fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.

Devido a essa importância, o programa Mama Nenê foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, e tem como objetivo incentivar a amamentação. Os CMEIS contam com um lugar apropriado e tranquilo para as mães amamentarem seus filhos e acesso livre dentro das unidades.

Para as mães que não tem condições de comparecer a unidade para amamentar, há a possibilidade de trazer o leite e entregar para a lactarista que é treinada para armazenar de forma segura e garantir todos os benefícios que o leite materno pode oferecer.

Na semana que passou, uma reunião foi organizada pela equipe de professoras do Berçário I, Deise, Eliane e Rose para o acolhimento dessas mamães. Elas entregaram informativos e convites para as famílias e para os profissionais que atuam na unidade. A Reunião foi feita pela Diretora Mérope de Lima Bastos Godoy que agora também é mamãe e está nessa deliciosa fase da amamentação. Foi um momento muito rico de trocas de experiências de mãe para mãe. O programa Mama Nenê amplia a função social das unidades escolares para espaços sociais de desenvolvimento integral, sendo uma das garantias do direito a cidadania de toda criança.

Parabéns para toda a equipe que tem o cuidado de manter o atendimento necessário para os nossos bebês, promovendo a saúde da criança e também das mães.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Priscila Mariana