Mama nenê

Publicado por:  Ana Cristina Zanon de Araujo

O programa Mama Nenê completa 11 anos em abril com um saldo de 6.187 crianças beneficiadas e um novo objetivo: ampliar o número de espaços públicos com locais exclusivos dedicados à amamentação. Além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), creches contratadas e unidades de saúde, haverá espaços em Ruas da Cidadania e em 37 escolas municipais integradas ao projeto Transformado Realidades: Equidade na Educação.

Para marcar o aniversário do programa, foi realizado nesta quinta-feira (12/4), no Salão de Atos do Parque Barigui, um encontro para profissionais da área e a entrega de certificados para CMEIs, creches contratadas e unidades de saúde que oferecem os espaços. Também como parte das comemorações, nesta quarta-feira (11) foi inaugurado o espaço do Mama Nenê na Rua da Cidadania da CIC.

O Mama Nenê é uma parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde com o objetivo de incentivar o aleitamento materno pelo maior tempo possível. Desde o lançamento, estimula a amamentação em espaços organizados dentro das unidades. Os pequenos também podem receber o leite materno com o preparo prévio pela lactarista e administrado em copos descartáveis.
“O Mama Nenê oferece muito mais que um espaço para amamentação, ele promove reflexões e ações educacionais. Estamos falando do cuidado e do aconchego que o bebê recebe para que seja saudável e se desenvolva. Nossos aplausos a todos os envolvidos”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Além do espaço para amamentação nas unidades, o programa oferta formações para os profissionais envolvidos, além da distribuição de materiais informativos.

A secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, afirmou que a estratégia adotada pelo programa veio para ficar. “Ao estimular o aleitamento, estimulamos uma sociedade mais saudável e com melhores vínculos afetivos. A alimentação é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do ser humano”, declarou.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Elidete Hofius, conta que o desafio inicial do programa era envolver as pessoas e que elas corresponderam. Já são mais de seis mil beneficiados. Somente no ano passado, foram 587 bebês atendidos.

A responsável pelo programa na Secretaria da Educação, Jaqueline Rodrigues, explica que a amamentação fortalece a imunidade do bebê e reforça vínculos familiares. “As portas das nossas instituições estão abertas para acolher mães e bebês, com o objetivo maior de garantir a saúde e o bem-estar deles, por isso queremos ampliar esse atendimento nas repartições públicas”, destacou.

Liberdade e amor
“Temos a liberdade de vir e amamentar, é muito bom, ela até dorme melhor”, disse Katiuska Isseti, mãe da pequena Thaís, de um ano e dois meses, matriculada no CMEI Jardim Alegre, no Santa Cândida.
O pedagogo Marcelo Oliveira, do CEI Amar, uma das unidades contratadas pela Prefeitura, ressaltou os benefícios do programa, implantado há quatro anos na unidade. “As crianças sempre voltam mais animadas para as atividades depois de mamar e as mães seguem mais tranquilas para o trabalho”, comentou.

Unidades certificadas pelo Programa Mama Nenê:
CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEIs) Regional Portão:

Colombo, Vila Rosinha, João Baptista Fontana, Pimpão, Santa Amélia, Guilherme Canto Darin,Estrela e Carlos Alberto Pereira de Oliveira.

Compartilhando experiências sobre amamentação:

No dia 13/04/18 (sexta-feira) Os CMEIS Vila Rosinha e Colombo, foram representados por suas diretoras Lidia e Janete, onde compartilharam as experiências que suas unidades fazem dentro do Programa Mama nenê.

Fonte: Portal Cidade do Conhecimento – Secretaria Municipal da Educação

Autor: NRE Portão | Fonte: NRE - Pr