Mama Nenê, vamos conversar?

Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

No dia 14 de Junho, a diretora Tamara J. P. Andrade participou da  troca de experiências entre os gestores de Cmeis e Ceis Contratados dos NREs BN, BV, BQ, CJ, MZ, PN. A troca de experiências, a discussão sobre a importância do Programa e o repensar de ações necessárias a fim de comtemplar a saúde de nossas crianças de forma integral foram temas essenciais que fizeram parte desse momento.

Você conhece o Projeto Mama Nenê?

O Programa Mama Nenê é um programa de incentivo ao aleitamento materno para os CMEIs e CEIs Conveniados, com a Prefeitura Municipal de Curitiba e surgiu em 2007, a partir da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde.

A amamentação exclusiva, até os seis meses de idade e complementada até os dois anos de idade ou mais, possibilita inúmeras vantagens para a criança, mãe, família, sociedade e estado. Favorece a construção e fortalecimento do vínculo mãe-filho, desenvolvimento neuromotor infantil, melhoria no desempenho escolar, redução da mortalidade infantil e melhoria na qualidade de vida.

Assim, mamães que tem flexibilidade de horários, podem amamentar seus bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) ou podem retirar o leite materno que é armazenado, aquecido em banho- maria e ministrado ao bebê em copinhos descartáveis pelos profissionais.

Para a compreensão dos benefícios da amamentação, acolhimento da mãe lactente e a adequada manipulação do leite materno as lactaristas, educadoras, pedagogas e diretoras passam por formação continuada.

Foram elaborados cartazes, folderes e material educativo para as unidades e aquelas que se destacam na efetivação do Programa recebem o selo de “Instituição que Incentiva o Aleitamento Materno”.

Maiores informações poderão ser obtidas nos CMEIs , CEIs Conveniados, Departamento de Educação Infantil e PROAMA.

O CMEI Sylvia Orthof incentiva esta iniciativa e dispõe de espaço para a amamentação dos bebês!

Autor: Sylvia Orthof, CMEI | Fonte: CMEI Sylvia Orthof
Mama nenê, vamos conversar?