Escola Municipal Maringá, Escola Municipal

logo escola

Maleta de Matemática

Publicado por:  Arhadia Cristhiane Campos

Os alunos dos 1°anos de nossa escola adoraram a nova ferramenta de ensino da Matemática, elaborada pela professora Alessandra Micoski Haloten e adotada também pelas professoras Jucelei, Luciane e Lizete, ambas do 1°ano no ano letivo de 2012.
Todos os dias, um dos estudantes de cada turma dos 1°anos levavam para casa uma maleta com diversos materiais concretos: material dourado, palitos, dinheirinho e tampinhas, além de um caderno contendo uma situação-problema para ser resolvida e um jogo de raciocínio.
Utilizando-se dos materiais da maleta, o estudante era convidado a solucionar a situação-problema proposta e registrar a estratégia de cálculo adotada, por meio de desenhos e números. Um espaço dedicado a desenhos e fotos que demonstrem a utilização dos recursos da maleta também é reservado no caderno.
No dia seguinte, a resolução da situação-problema, os desenhos e as fotos eram compartilhados com os colegas da turma para reflexão e discussão sobre outras estratégias de cálculo e resolução possíveis.
A participação familiar foi fundamental para a concretização dos objetivos deste material que tem despertou nos estudantes a curiosidade e o prazer em aprender matemática.

E que neste ano de 2013, mais alunos possam aproveitar este material

Autor: Maringá, EM | Fonte: Refentes 1º ano 2012
As professoras do primeiro ano prepararam uma atividade diferenciada para as crianças fazerem com os pais como atividade de casa é a maleta de matemát