Mais duas escolas municipais da Regional Boa Vista recebem o Projeto Cooperando com a Educação da Unimed Curitiba

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

O que cabe num livro?

Uma joaninha? Um dinossauro? Uma roda de carro? Um avião? Cabe tudo o que a criança quiser ou imaginar! Uma infinidade de personagens, aventuras, descobertas... múltiplas escolhas!

Foi com a contação da história "O que cabe num livro?", de Ilan Brenman e Fernando Vilela, e a apresentação do trabalho "No meu livro cabe...", baseada na obra supracitada, que a turma do 1º ano B da Escola Municipal Augusto César Sandino recebeu na manhã desta terça-feira (24/09) o projeto Cooperando com a Educação, uma iniciativa da Unimed Curitiba que visa estimular o gosto pela leitura em crianças e estudantes de escolas municipais de Curitiba.

Na sequência, os estudantes do 3º ano C "fugiram" da biblioteca, atravessaram um livro gigante e apresentaram suas obras preferidas no palco, caracterizados como personagens consagrados das histórias infantojuvenis: a Emília, o Menino Maluquinho, a Cinderela, a Chapeuzinho Vermelho, os Três Porquinhos, os Lobos, o Harry Potter e até o Zumbi do Minecraft com o seu diário! Tudo isso orquestrado pelas professoras Mirian e Daiana!

Já o 5º ano A da professora Aline Portella apresentou a música "Meu jeito de ser, meu jeito de viver", uma paródia da música "Papo de Jacaré", do grupo P.O. Box.

As professoras Flávia e Georgina, agentes de leitura da Biblioteca Escolar Professora Simone Mello, em parceria com a professora-articuladora Sabrina, apresentaram um vídeo com as ações de incentivo à leitura realizadas na escola.

 

Uma casa cheia de livros é como um jardim cheio de flores

Na Escola Municipal Professor Kó Yamawaki, no Bairro Alto, crianças e estudantes se encantam com os momentos de contações de histórias realizados pelas professoras Maria Aparecida, Sandra Regina e Luciana. Elas atuam como agentes motivadoras à leitura de livros, fazendo do ato de contar histórias uma prática voltada à formação de leitores. Também selecionam os livros, fazem leituras prévias, observam as ilustrações, memorizam os textos, preparam os recursos cênicos e musicais, interpretam suas intenções para transformá-las em modulações de voz e gestos.

Para receber o projeto Cooperando com a Educação, as professoras prepararam uma "história moderna de tempos antigos" baseada em um dos contos do livro "Principes e princesas, sapos e lagartos", de Flavio de Souza, em que um príncipe encantado, ou melhor, embaraçado, sai numa jornada em busca da princesa adormecida, quer dizer, atrapalhada, que acordará e se casará com ele para viverem felizes para sempre. No entanto, a princesa não é exatamete aquilo que o príncipe esperava, assim como o príncipe não é tudo o que a princesa sonhava... então, começa uma confusão, que acaba em risos e gargalhadas, uma vez que o final da história não era nada daquilo que o público imaginava!

Na biblioteca da escola – a qual, por sinal, é realmente uma casa amarela florida de livros –, vivem histórias adormecidas dentro dos livros, que esperam ansiosamente para serem acordadas e libertadas pelas crianças! Agora, com os novos livros doados pela Unimed Curitiba, ampliam-se as possibilidades de leitura-fruição e potencializa-se a formação de leitores literários.

 

Um Projeto repleto de encantos...


Realizado desde 2009 em parceria com os Núcleos Regionais da Educação, o Cooperando com a Educação da Unimed Curitiba já contemplou escolas das regionais Bairro Novo e Cajuru, contribuindo com o desenvolvimento da educação básica no município. Na Regional Boa Vista desde 2018, a ação já beneficiou as escolas municipais Pilarzinho, Júlia Amaral Di Lenna, CEI Curitiba Ano 300, CEI Doutel de Andrade, CEI Augusto César Sandino, Professor Kó Yamawaki e Professor Ricardo Krieger. Em 2020, mais quatro escolas serão selecionadas!

Cada unidade é beneficiada com a doação de 200 livros novos de literatura infantojuvenil para a ampliação do acervo de sua biblioteca e um computador, entregues, nesta ocasião, pela analista de Responsabilidade Social da Unimed Curitiba, Kátia Cristina Costa Lessa,  e pela coordenadora médica do Núcleo de Responsabilidade Social, Dra. Rosane do Carmo Torres Frecceiro.

O Projeto tem o objetivo de estimular o hábito da leitura, incentivar a cultura e contribuir com o desenvolvimento intelectual e integral dos estudantes das escolas públicas, além de colocar em prática o sétimo princípio do cooperativismo – Interesse pela Comunidade – e contribuir para o alcance dos Objetivos do Milênio – ODM 2 (Educação Básica de Qualidade para Todos) e ODM 8 (Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento).

 

Autor: Paulo Henrique Machado | Fonte: NRE Boa Vista e Unimed
00243229.jpg
Projeto Cooperando com a Educação da Unimed - Boa Vista
1/23