O dia 18 de maio é o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, cujo objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A data foi estabelecida pela Lei n.° 9.970, de 17 de maio de 2000.
Em Curitiba, a Lei n.º 15.321, de 23 de outubro de 2018, que altera a Lei Municipal n.º 11.436, de 20 de junho de 2005, institui o mês Maio Laranja, com o intuito de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil.
O SÍMBOLO DA CAMPANHA É A FLOR DE COR LARANJA, COMO FORMA DE RECORDAÇÃO DOS DESENHOS REALIZADOS NA INFÂNCIA E LEMBRANÇA DA DELICADEZA E DA NECESSIDADE DE CUIDADO E PROTEÇÃO.
Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba receberam na data de hoje um material preparado especialmente para o trabalho com a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, previsto em lei. O objetivo deste material é incentivar, nas Escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, a proposição de práticas pedagógicas desenvolvidas com a intencionalidade de orientar as crianças e os estudantes sobre a temática, de forma contextualizada e adequada a cada faixa etária. Todas as sugestões e demandas serão orientadas pela Rede de Proteção da Educação que estará à disposição para orientações.
Hoje na Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux os estudantes organizaram painéis para lembrar desta data.
Autor:
Luciana Brustolin Biscaia
|
Fonte:
Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux