MAIO LARANJA - COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    Publicado por:  Dayane Salomão Mikosz

Em maio acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes, e as professoras do CMEI Estrela exploraram o tema com as crianças de forma lúdica através de rodas de conversa, leitura de livros e abordagens sobre o assunto. 

"As crianças nos surpreenderam com as falas, a maioria dos pais já conversaram com eles sobre o tema", relatou a professora Sonia Coutinho do Pré Único B. 

Mas você sabe por que chamamos a atenção para esse assunto em maio?


E sabe por que o chamamos de Maio Laranja?


Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). 
Como forma de chamar atenção para a urgência de se combater o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil, cerca de 80 entidades se reuniram no I Encontro do Ecpat e tiveram a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.
A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro e 
tem como um dos objetivos mostrar à sociedade que  é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, ou seja, sem violências. 

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção. Tendo a cor laranja presente no slogan e no símbolo da campanha, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Autor: Dayane S Mikosz | Fonte: CMEI ESTRELA
00350521.jpeg
COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1/9