Lugares Sagrados: respeito à diversidade e as escolhas individuais

    Publicado por:  Ana Paula Matheus

Respeitando as diferentes culturas e o conhecimento de nossos estudantes a professora Marinês Wavrita de Oliveira, do componente curricular de Ensino Religioso, construiu com as turmas de 3° e 4° anos do Ensino Fundamental a releitura de diversos lugares sagrados. Tendo por objetivo conhecer alguns lugares sagrados existentes no contexto em que vivem, a professora trouxe diversas fotos de diferentes lugares sagrados existentes em Curitiba. Templos budistas, terreiros de umbanda, igrejas católicas, igrejas evangélicas, mesquitas, centros espíritas, entre outros, foram apresentados para as crianças por meio de fotos e houve a reflexão de todas as diferenças arquitetônicas presentes em cada um dos lugares e suas singularidades.

As crianças puderam por escolha individual e suas vivências religiosas e culturais, representar por releitura da imagem apresentada e por representação imagética do lugar sagrado que frequenta, as diferentes arquiteturas religiosas.

Com este trabalho puderam perceber nas diferentes expressões do sagrado, naturais ou construídas, com seus símbolos religiosos e a grande diversidade religiosa. Respeito à diversidade e as escolhas individuais foram a marca de todo trabalho. 

Autor: CEI Júlio Moreira, EM | Fonte: Prof. Marinês Wavrita de Oliveira
00117283.jpg
ens religioso
1/3