Lugar de Batalha de RAP no CAIC Bairro Novo é na aula de Língua Portuguesa

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

O RAP, discurso rítmico com rimas e poesias se popularizou nas últimas três décadas do século XX nos bairros com presença maciça de população negra nos Estados Unidos. Os cantores de rap são conhecidos como MC´s , uma abreviatura de mestre de cerimônias e são considerados hoje em dia como precursores de um estilo único, não só no visual como na forma de expressar idéias, sentimentos e opiniões sobre os mais variados temas. No Brasil, o rap faz imenso sucesso desde os antológicos Racionais MC´s até rappers como Emicida, MV Bill, Sabotage entre outros. Para uma lista maior de MC´s em todo território nacional a Página do CAIC Bairro Novo sugere uma visita ao site RAP na Veia.

Dada a importância deste estilo musical como expressão artística e linguística, o RAP atualmente faz parte dos conteúdos de Língua Portuguesa do 9º ano e aqui no CAIC Bairro Novo. Os professores  Adriana Martins (8ª séries A e G), Evandra (8ª séries D, E,F) e Edilson (8ª séries B e C), trabalharam todas as especificidades deste gênero que tem como característica mais comum as rimas e estrofes. Após o conhecimento desta variação linguística, os estudantes reunidos em grupos colocaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de Língua Portuguesa em prática e fizeram a composição de um rap com tema livre.

A professora Adriana Martins destacou que, como os estudantes estão habituados a ler jornal diariamente, estavam muito interados acerca dos assuntos em destaque na atualidade e por conta disso, os rappers dos grupos abordaram a Copa do Mundo, a violência nos grandes centros urbanos, e a corrupção. As letras de acordo com a professora, mostraram muita crítica social e maturidade dos nossos estudantes. Muitos dos raps compostos pelos estudantes foram gravados em áudio e alguns em vídeo também.

Em uma das turmas do professor Edilson, o estudante Cristian sugeriu a ideia de fazer uma batalha entre os grupos que haviam produzido um rap. Os professores abraçaram a proposta e deixaram que os estudantes se sentissem livres para se inscreverem nas batalhas. Neste momento houve uma importante troca de conhecimentos entre docentes e estudantes, pois estes últimos explicaram que existem dois tipos de batalhas de rap; as batalhas de sangue, onde se busca a humilhação do outro e a batalha de conhecimento, onde os rappers desenvolvem suas rimas a partir de um tema. Os inscritos nas batalhas sabiam que teriam de seguir algumas regras: o uso de palavrões era proibido e expressões que promovessem o bullyng também. Durante a exibição das batalhas um participante foi desclassificado, justamente por falar do cabelo de uma oponente. De acordo com a professora Adriana, os estudantes foram os melhores juízes nas batalhas, pois estavam extremamente atentos e não deixaram que nenhum detalhe desabonador passasse batido.

O evento também teve um momento especial, a presença de um ex-aluno do CAIC, João, que atualmente é acadêmico de Letras e formou um grupo de rap aqui na escola. A presença de João não só abrilhantou a batalha, como também mostrou que a arte do rap é para todos e por fim ele mesmo travou batalha com os 3 finalistas do evento.

O balanço para os professores também foi extremamente positivo. De acordo com a professora Adriana Martins toda a prática pedagógica envolvendo o assunto surpreendeu não só pelos resultados acadêmicos, como também pelo envolvimento dos estudantes e a troca de idéias.

Parabenizamos a equipe de professores de Língua Portuguesa das 8ºs séries por este projeto tão interessante e significativo para os nossos estudantes.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Adriana Martins/ Everton Luiz Camargo
00035100.jpg
RAP CAIC
1/10