Lobato: baú de contos

    Publicado por:  Andreia Correa de Azevedo

O Projeto LOBATO ¨BAÚ DE CONTOS¨ foi desenvolvido pela Equipe de Permanência neste segundo semestre no CMEI Jardim Alegre. A Equipe de Permanência atua em todas as turmas do CMEI, semanalmente, conforme permanências das profissionais referências das turmas.  Trabalhando as áreas de formação humana “Oralidade leitura e escrita” e “artes “, o projeto teve como objetivos conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras, criar o hábito da leitura, por meio do contato com histórias, proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas e desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

Monteiro Lobato foi um grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Lobato criou personagens marcantes como a Narizinho, a Emília, o Visconde e o Pedrinho.

O trabalho teve início com a biografia do Monteiro Lobato, utilizando como metodologia a Caixa surpresa, uma linha do tempo com os personagens do sitio do pica-pau amarelo,  um quebra cabeça com os personagens do sitio e a apresentação dos personagens pela turma do pré .

Conhecendo as historias do Monteiro Lobato, as crianças confeccionaram a boneca Emilia e o Visconde. As famílias trouxeram ricas contribuições para o projeto, como recortes de jornal sobre as memórias da Boneca Emília. A equipe de permanência trouxe um baú para as crianças pintar e desenhar os personagens.

As crianças conheceram várias histórias, dentre elas a do Saci, confeccionando também uma dobradura deste místico personagem. As crianças puderam assistir a um episodio do “Sitio do pica pau amarelo” em um telão, simulando um cinema. Ainda com relação ao Saci, as crianças fizeram a captura do saci no vidro, dobradura de papel comemorando o dia do folclore e a brincadeira do Saci.

As crianças tiveram a oportunidade de confeccionar a boneca Emilia e levá-la para casa, realizando um trabalho compartilhado com as famílias. Aprenderam a música do Sitio do Pica-Pau Amarelo de Gilberto Gil e ouviram histórias do livro “Historias da tia Anastácia”. Confeccionaram um livro na turma do Pré com texto coletivo. Prepararam receitas como bolinho de chuva e ambrosia.

O projeto tem um canto especial no CMEI, “o cantinho do lobato”.

As crianças adoraram participar do projeto, o qual teve um encerramento bem especial com a apresentação das crianças e bolinho de chuva.

Autor: Jardim Alegre, CMEI | Fonte: CMEI Jardim Alegre
00052487.jpg
Sitio 1
1/45