Livros deixam as estantes para atividades ao ar livre na Praça do Japão, em Curitiba

    Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento

Livros deixam as estantes para atividades ao ar livre na Praça do Japão, em Curitiba

 

Que tal ler um livro sentado em almofadas no meio da praça? E ainda aprender a fazer brinquedos ou conhecer o kamishibai, o teatro de papel japonês? Em Curitiba, isso é possível. A Biblioteca Hideo Handa, que é o Farol do Saber da Praça do Japão, oferece tudo isso, de manhã e de tarde, ao longo da semana.

“A ideia é quebrar aquele conceito de biblioteca fechada e silenciosa, com rodas de leituras para bebês, crianças e as oficinas de brinquedos confeccionados com galhos, folhas e flores encontradas na própria praça”, explica a agente de leitura Kelem Motta Becker.

As crianças aprovaram. Isis Lorena, 4 anos, se encantou com a possibilidade de fazer uma boneca com galhos secos. “A flor é a saia”, avisou, referindo-se a uma azaleia.

A Biblioteca Hideo Handa é famosa pelas oficinas de origami, que já ensinaram a muitos curitibanos a arte da dobradura. Agora, as atividades foram para o jardim. “As famílias têm gostado, temos bebês que ouvem histórias todos os dias. Só não saímos se chove”, relata Kelem.

As atividades ofertadas gratuitamente nesse e nos demais Faróis de praça da cidade integram o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.

 

Veja aqui a lista de todos os Faróis de praça.

Conheça também as Bibliotecas Temáticas

Conheça Biblioteca Especializada em Educação

Folia

Até o fim do mês, os Faróis também têm programação especial alusiva ao Carnaval.

No Farol das Cidades, próximo à Ópera de Arame, tem histórias e oficinas de máscaras de papel machê. E nesta quinta (16/2) tem o Baile de Carnaval no Farol, das 14h30 às 16h.

No Farol Antonio Machado, na Barrerinha, na quinta (16/02) traz exibição do vídeo “As fantasias de carnaval da Turma da Mônica”, às 10h e às 14h. Já na quinta (23/02) vai acontecer a oficina de quadrinhas e adivinhas carnavalescas, poemas de Ricardo de Azevedo, às 10h e às 14h.

No Emílio de Menezes (Bigorrilho), na sexta (17/2), às 14h, tem oficina de confecção de máscaras.

No Farol Gibran Khalil - memorial Árabe, no Centro, na sexta (17/02) tem oficina: máscara 3D, às 10h e às 15h.

 

“Toda a programação é pensada para as crianças e a comunidade. As famílias podem optar por jogos de tabuleiro, ouvir histórias, aprender uma nova habilidade nas oficinas, e ainda emprestar livros”, lembra a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

 

Veja Aqui a programação completa dos faróis até o final deste mês.

 

Fonte: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/livros-deixam-as-estantes-para-atividades-ao-ar-livre-na-praca-do-japao-em-curitiba/67342

Autor: Gizeli de Fátima Cordeiro Bento | Fonte: Prefeitura de Curitiba
00397969.jpg
Em Curitiba, biblioteca ganha vida na Praça do Japão em oficina de confecção de brinquedos. Na imagem, a agente de leitura Kelem Motta , mãe Nayara e
1/4