Livro "Nossa história, minha história" reúne biografias de estudantes da EJA

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Doze estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso, na Regional Boa Vista, lançaram na quinta-feira (12/11) seu primeiro livro intitulado “Nossa história, minha história”. O grupo promoveu também a noite de autógrafos com a presença de amigos, familiares e comunidade local.

O principal objetivo da produção foi o de resgatar a memória dos estudantes, motivando a produção de textos por meio do relato de autores que têm uma larga experiência de vida que pode e deve ser compartilhada e aproveitada para facilitar a aprendizagem.

A publicação contém relatos de fatos marcantes na vida de estudantes da EJA e busca destacar a importância de cada autor como parte atuante do processo histórico e social. “A publicação é um incentivo ao trabalho que os profissionais da educação vêm realizando nas turmas da EJA, a fim de que a leitura e a escrita entre estes alunos surjam de forma espontânea com relatos que fazem parte da vida deles”, afirma a agente de leitura Valdnéia Serra, do Farol do Saber Gilberto Freyre.

A produção aconteceu por meio da leitura de outras obras já consagradas. É um trabalho de releitura, um refazer, que estimula a imaginação e a realização de novas leituras promovidas numa ação da professora regente com as agentes de leitura do Farol do Saber Gilberto Freyre. 

“A publicação serve de estímulo, motivação e prêmio. É um trabalho que envolve toda a EJA. Eles participam com prazer. São histórias que contam a própria vida deles, resgatando a autoestima destes alunos que estavam longe da escola em razão do trabalho, de mudanças. Este processo faz com que eles acreditem em si e dá motivação para que continuem a estudar”, acrescenta a professora da turma Cristiane Fernandez Cordeiro Braciak.

“Acredito que a publicação das nossas histórias no livro colabora para que aprendamos mais e melhor, além de promover aos outros o conhecimento de nossa vida”, afirma Gabriel da Silva, um dos autores da obra.

O trabalho proporcionou um aprender significativo, incentivando os estudantes o ato de emprestar livros e ler diversas histórias. São autores do livro Hermindo de Souza, Izabel de Oliveira, Marli Domingues, Nair das Neves, Normalia dos Santos, Roseli dos Santos, Sérgio Luiz, Tereza Canarinos, Valdeci Alves, Valdomiro Campos, Gabriel da Silva e Vanessa de Paula.

Autor: Cláudia Muniz | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento
00092015.jpg
Farol do Saber Gilberto Freyre
1/8