A Literatura Infantil é utilizada no CMEIs da SME desde o Berçário, as atividades de leitura e contação de história são iniciadas com os bebês, que diante dos livros começam a desenvolver uma postura de ouvintes atentos e leitores das imagens para serem leitores de livros.
Mas, acreditamos que a Literatura Infantil é muito mais, nas palavras de Abramovich: "Ao trazer a literatura infantil para a sala de aula, o professor estabelece uma relação dialógica com o aluno, o livro, sua cultura e a própria realidade. Além de contar ou ler a história, ele cria condições em que a criança trabalhe com a história a partir de seu ponto de vista, trocando opiniões sobre ela, assumindo posições frente aos fatos narrados, defendendo atitudes e personagens, criando novas situações através das quais as próprias crianças vão construindo uma nova história, (1995, p.17).
Este trabalho pedagógico é uma ação efetiva de transformação e desenvolvimento de experiências que agregam conhecimento, pois as crianças manifestam em suas conversas, brincadeiras a ampliação de vocabulário, de possibilidades de brincadeiras diferentes que são criadas a partir de histórias.
Autor:
Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI
|
Fonte:
Cybelle Andriolli