Literatura Infantil -contato com bons livros do Berçário ao Pré II

    Publicado por:  Cybelle Andriolli Pereira Buhler

             A Literatura Infantil é utilizada no CMEIs da SME desde o Berçário, as atividades de leitura e contação de história são iniciadas com os bebês, que diante dos livros começam a desenvolver uma postura de ouvintes atentos e leitores das imagens para serem leitores de livros.

            Mas, acreditamos que a Literatura Infantil é muito mais, nas palavras de Abramovich: "Ao trazer a literatura infantil para a sala de aula, o professor estabelece uma relação dialógica com o aluno, o livro, sua cultura e a própria realidade. Além de contar ou ler a história, ele cria condições em que a criança trabalhe com a história a partir de seu ponto de vista, trocando opiniões sobre ela, assumindo posições frente aos fatos narrados, defendendo atitudes e personagens, criando novas situações através das quais as próprias crianças vão construindo uma nova história, (1995, p.17).

          Este trabalho pedagógico é uma ação efetiva de transformação e desenvolvimento de experiências que agregam conhecimento, pois as crianças manifestam  em suas conversas, brincadeiras a ampliação de vocabulário, de possibilidades de brincadeiras diferentes que são criadas a partir de histórias.

         

Autor: Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI | Fonte: Cybelle Andriolli
00154239.jpg
A Literatura Infantil é utilizada nos CMEIs da SME desde o Berçário, as atividades de leitura e contação de história.
1/5