Literatura Brasileira - Monteiro Lobato

    Publicado por:  Stela Maris Rocha Cleto

Para despertar o interesse sobre a literatura nas crianças esta sendo trabalhado a obra do Sitio do Pica Pau Amarelo com os 2º anos "A" e "B". 

O contato com a literatura desenvolve a fantasia, a imaginação, possuindo a magia de falar sobre a tristeza, alegria, amor, amizade de uma forma prazerosa e aceitável. Tratam também da vida e da morte da dificuldade que é deixar de ser criança e começar a vida adulta. Cultivam a esperança o sonhar, o acreditar naquilo que se deseja e o mais importante não tiram a ilusão de que existem finais felizes. E são nesses momentos que as crianças criam o prazer pela leitura.

Por que trabalhar com a obra de Monteiro Lobato? Suas obras são acolhidas positivamente pelas crianças, os personagens do sitio do pica pau amarelo compõem o cenário muito proximo das crianças.

Lobato é um pouco de tudo: traz a literatura universal para dentro de suas obras, deperta o interesse pela cultura mundial, ensina mitologia, apresenta heróis literarios, divulga personagens ficcionais de procedência diversificada.

Autor: CEI Francisco Klemtz, EM | Fonte: Carolina Wonsovicz Caetano