Linhas na Praça com Paçoca e Pipoca

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento, no dia 18 de junho, as crianças do Pré II, os professores Marcio, Gisele e Crystiane, receberam na Praça Nossa Senhora da Salete, entorno do CMEI, dois personagens inusitados: Paçoca(Paula Viegas) e Pipoca(Vanessa Alves).

As crianças logo foram perguntando sobre o cabelo da Paçoca ser  amarelo, que seria igual da Alice Almeida, e o cabelo da Pipoca ser diferente, o Bernardo disse "parecer penas", de tão fofinho.

As crianças puderam escutar uma história que trás a generosidade como essencia " Árvore Generosa", de Shel Silverten,  foi a escolha de Paçoca e Pipoca para que as crianças pudessem entrar no imaginario de um menino vai todos os dias até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Ele passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa... E a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai abrindo mão de sua própria vida.

As crianças vivenciaram uma experiencia de generosidade, ao cuidar da Praça e deste espaço que ocupam diariamente, juntando alguns lixos e objetos encontrados na Praça, brincaram com as cordas, bambolês, bolas, com as folhas secas e nas pedras.

Foi um momento de garantir a brincadeira e interação na Praça, ampliando o repertório sobre o bairro e suas especificidades.

Privilegiamos nos campos conceituais, a experiência a partir do campo: EU, O OUTRO E O NÓS, no sentido de construção da identidade, sentimento de pertencimento ao bairro e a cidade, permeado por interações positivas,  apoiadas em vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas (BNCC).

Ainda neste momento, garantimos a educação inclusiva, de qualidade e equitativa, para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4).

 

Autor: Centro Cívico, CMEI | Fonte: Ana Beatriz Souza Cerqueira
00225212.jpg
Linhas na praça 3
1/13