Linhas na Praça - CMEI União das Vilas

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

O Linhas na Praça é uma ação que faz parte do Programa Linhas do Conhecimento e tem por objetivo despertar nas crianças/estudantes da RME, os curitibinhas, o sentimento de pertencimento e cuidado com os diversos espaços da cidade, bem como conhecer o seu local de convivência.

No dia 30/04/2019, as crianças e professoras do CMEI União das Vilas, acompanhadas pela professora representante do Programa Linhas do Conhecimento, Marciane Stella, tiveram a oportunidade de visitar o entorno do CMEI, com olhar de pesquisador e morador do local. Além da aula, com chamadas para observarem o espaço, entendendo a importância do cuidado  e da preservação do ambiente, fizeram atividades lúdicas na Praça Júlio César Amaral de Souza e encerraram com um delicioso piquenique.

Segundo o relato encaminhado pelas professoras Ana Paula, Vanessa, Letícia e Noeli, a intenção da aula foi permitir a apropriação do local, enquanto espaço público, que pertence a cada um e que eles podem usar a qualquer momento. Por isso, a necessidade de cuidar.

No CMEI, as professoras deram continuidade ao trabalho e contaram que as crianças demonstraram o desejo de repetir.

Depoimento:

“Durante o passeio, o que chamou a atenção das crianças, no entorno, foram os diferentes tipos de casas, árvores e o fato de ter um coleguinha que mora na rua que percorreram. Ao chegarem no CMEI, os relatos foram sobre essas questões e sobre os diferentes tipos de telhados nas casas”.

O Programa Linhas do Conhecimento qualificando aprendizagens e auxiliando as professoras no trabalho com o currículo da Educação Infantil.

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: CMEI União das Vilas
00213886.jpg
Linhas na praça
1/10