Linhas do Conhecimento na Praça do Japão

    Publicado por:  Mere Helen Bezerra Rocha Alves

No dia 24 de maio de 2017 os alunos da E.M.I. Noely Simone de Ávila do 4º Ano A, foram à Praça do Japão, uma aula de campo em complemento ao que foi trabalhado em sala de aula pela Professora Andrea Casagrande.

Durante as aulas com a professora aprenderam sobre sólidos geométricos e figuras tridimensionais, estudaram sobre cada sólido e suas dimensões, profundidade e bases. Ir à Praça do Japão foi um complemento das aulas.

Na praça puderam conhecer um pouco mais da história do local, sobre a colonização dos japoneses e um pouco de história, para complementar a aula de campo, entraram na Biblioteca Hideo Handa e escutaram a história da Yama Uba – A Bruxa da Montanha e  logo após, confeccionaram o origami da castanha, que fazia parte da história.

Durante a aula de campo os alunos puderam constatar que a matemática está em todos os lugares, o conteúdo estudado faz parte da arquitetura da praça. O telhado da  biblioteca é uma réplica do Templo Dourado de Kioto, é em forma de pirâmide de base quadrada, o Memorial Japonês é em forma de paralelepípedo; e assim foram descobrindo as cores e formas da Praça.

A aluna Noemi, relatou que foi a primeira vez que esteve ali e adorou tudo na Praça, e aprendeu muitas coisas, o que mais a encantou foi a história com o origami que aprendeu e pode levar para casa.

Para a professora Andrea, o Programa Linhas do Conhecimento veio contribuir com suas aulas, pois agora no pós- aula de campo poderá enriquecer ainda mais seu trabalho com tudo que foi aprendido, que ficará sempre marcado na cabecinha desses Curitibinhas.

Autor: Mere Helen Bezerra Rocha Alves | Fonte: NRE- Matriz
00138486.jpg
Praça do Japão
1/10