Linhas do Conhecimento faz cinco anos e ganha Guia Memórias de Curitiba

    Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

O Linhas do Conhecimento, programa que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais nos espaços da cidade, completa cinco anos.

De volta ao formato 100% presencial este ano, o quinto aniversário do Linhas foi comemorado com uma aula magna do prefeito Rafael Greca sobre a fundação e a história da cidade, na Praça Tiradentes, onde fica o marco zero. A atividade marcou também as comemorações de 329 anos da capital do Paraná.

Participaram da aula na praça 35 estudantes da Escola Municipal CEI Júlio Moreira (regional Santa Felicidade) e outros 35 estudantes CEI Claudio Abramo (Pinheirinho).

Gabriela Cedeçari, do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Cláudio Abramo, adorou a atividade.

“Primeira vez aqui na Tiradentes com o Linhas, e bem no aniversário de Curitiba”, contou a menina.

A colega Emanuelle Costa estava empolgada. “Muito legal”, disse.

Além da aula comemorativa nesta terça-feira, o programa ganhou o Guia Brincando com Curitiba: Memórias de Curitiba. O material já está sendo distribuído entre os estudantes. São jogos da memória e adivinhação, elaborados pelas equipes pedagógicas, pelos quais os estudantes reconhecem os memoriais da cidade.

“Este programa ensina as crianças a amarem Curitiba”, destacou o prefeito, após o abraço simbólico com os estudantes no marco zero da cidade.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que os memoriais possibilitam desenvolver ações educativas para que os estudantes conheçam e se apropriem do processo histórico da cidade. “Para isso foi elaborado o Guia Pedagógico Brincando com Curitiba, material de apoio aos professores, em diálogo com os diversos componentes curriculares, onde são apresentadas sugestões de encaminhamentos a serem realizados antes, durante e depois do trabalho com os jogos da memória”, contou.

Desde sua criação (2017) até o início da pandemia da covid-19, o Linhas registrou mais de 171 mil participações de crianças e estudantes. Durante o isolamento, as videoaulas do programa integraram a programação da TV Escola Curitiba.

Autor: Programa Linhas do Conhecimento | Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
00336082.jpg
Programa Linhas do Conhecimento
1/7