O programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em museus, praças, parques e Faróis do Saber, retomou suas atividades nesta terça-feira (14/3).
Para este ano letivo de 2023, o programa traz novas propostas pedagógicas com os temas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e aprendizagem criativa.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Linhas, criado em 2017, já foi absorvido pela rede, com resultados consistentes que envolvem todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Nesse período, o programa registrou mais de duzentas mil participações de crianças e estudantes e de 18,5 mil professores. São 137 rotas diferentes.
“Ele foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o pertencimento e o amor pela cidade. Com o Linhas, a cidade é sempre uma sala de aula a céu aberto”, explica a secretária.
O Linhas promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, parques e praças. Para essas novas propostas, serão utilizadas áreas no bairro Bacacheri, no Parque Barigui e os Faróis do Saber e Inovação da cidade.
Nesta terça, as atividades foram realizadas na Escola de Sustentabilidade, Museu Oscar Niemeyer, Parque da Vilinha, Museu de Arte Indígena e Arena da Baixada.
O coordenador do Linhas, Gustavo Prestini, conta que as novas atividades vão enriquecer o trabalho já realizado na rede municipal de ensino.
“Este programa trata a cidade como um currículo vivo, vai além da ampliação cultural. Olhamos o potencial educativo do nosso entorno, com cunho pedagógico”, esclarece Gustavo.
Nessa linha, a nova rota no Parque Barigui, por exemplo, em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), aborda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e algumas das soluções adotadas por Curitiba para atender as demandas de um futuro mais inteligente, sustentável e humano.
Acesse os e-books.
Veja aqui os materiais pedagógicos do Linhas, que ficam disponíveis na página da Educação.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME