Línguas estrangeiras: escolas municipais de Curitiba oferecem até cinco opções de idiomas

    Publicado por:  Maria Duarte

O programa Curitibinhas Poliglotas, lançado em 2019, já está presente em 136 escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, seja com carga extensiva ou prática de Língua Estrangeira em tempo ampliado. Ao todo, são 11.445 estudantes beneficiados e 170 professores envolvidos.

O programa ensina cinco opções de idiomas estrangeiros a estudantes do Ensino Fundamental – inglês, espanhol, italiano, francês e alemão - e oferta formação continuada aos professores participantes.

A maior procura é por turmas de inglês e espanhol. As escolas optam pelas línguas conforme decisões da comunidade escolar. As aulas são dinâmicas, com diversos recursos didáticos.

Os estudantes Caetano e Maria Cecília, da Escola Municipal Batel (Centro), têm 9 anos e gostam de aprender inglês. “Tem atividades muito legais”, conta Caetano.

“A gente já fez até uma cooking class, a professora ensinou fazer bolo de cenoura, ela ensina os nomes dos ingredientes em inglês”, lembra Maria Cecília.

Para a secretária municipal da Educação,Maria Sílvia Bacila, o ensino de uma língua estrangeira abre novas oportunidades. “Nós só diminuímos as desigualdades quando aumentamos as oportunidades. Com essa proposta, estamos ampliando o acesso ao aprendizado de uma nova língua e abrindo novas oportunidades, agregando valor não somente ao currículo, mas à vida e à formação cidadã de nossos estudantes”, analisa Maria Sílvia.

Segundo a gerente de Currículo da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan, o objetivo é estender gradativamente o programa a todas as 185 unidades da rede municipal, nas dez regionais.

CLIQUE AQUI para ver detalhes do programa e em quais unidades está disponível.

Autor: SME | Fonte: SME
00425960.jpg
O programa Curitibinhas Poliglotas, lançado em 2019, já está presente em 136 escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. Curitiba, 04/07/2023. Fo
1/1