Lição de cidadania: grêmios estudantis de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral

Publicado por:  Maria Duarte

Os 220 estudantes da rede municipal de ensino eleitos em maio nas chapas dos Grêmios Estudantis receberam seus diplomas nesta terça-feira (6/6), durante solenidade no Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR).

Os grêmios são organizações, formadas por estudantes da escola, que representam o interesse deles com finalidades cívicas, culturais, educacionais, desportivas e sociais.

A diplomação é a etapa em que o Tribunal Eleitoral reconhece que a escolha do candidato (ou chapa) foi legítima e, portanto, ele está apto a tomar posse do cargo/função para o qual foi eleito.

“Gosto de participar do grêmio, aprendi que é importante falar o que a gente pensa e ouvir os outros, buscar solucionar as questões do dia a dia”, disse Alexia Correia, do 5º ano do Ensino Fundamental da EscolaMiguel Krug, bairro Portão.

O colega Miguel Orsten concordou. “Nosso envolvimento pode fazer a diferença”, comentou o menino.

São 22 escolas municipais com grêmios que envolvem ao todo dez mil estudantes. “Os grêmios expandem nossas ações sobre diplomacia e processos democráticos. Eles criam oportunidades de diálogo, ouvindo as demandas dos colegas eles aprendem bastante”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“É muito importante envolver as crianças e os jovens, despertando neles a participação no processo democrático. Ficamos felizes pois o número de eleitores jovens, de 16 e 17 anos, tem crescido”, observou o presidente TRE-PR e presidente da Escola Judiciária Eleitoral Do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Eleitor do Futuro

A ação integra o Programa Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral, que tem nas escolas públicas e particulares o seu público-alvo e promove a educação política de estudantes com diversas atividades voltadas à aprendizagem da cidadania e da democracia.

Presenças

Participaram o diretor da Escola Judiciária Eleitoral Do Paraná, Thiago Paiva dos Santos, a juíza eleitoral Manuela Tallão Benk, o diretor–geral do TRE, Valcir Mombach, a chefe da seção de Educação para a Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Mary Natsue Ogawa, a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier.

Autor: SME | Fonte: SME
00420516.jpg
Grêmios estudantis de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral. Curitiba, 06/06/2023. Foto: Luiz Costa/SME