Letras na Rede reúne práticas dos profissionais das Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Incentivar crianças, jovens e adultos a gostarem de ler é uma ação cada vez maior nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O convite para o encontro com a literatura acontece por meio de rodas de leitura, contações de histórias, encontros com autores e dezenas de outras atividades desenvolvidas nas escolas, nas bibliotecas escolares e nos Faróis do Saber. Algumas das boas experiências desenvolvidas serão apresentadas durante a terceira edição do Letras na Rede – ideias que transformam, um evento promovido a partir desta quarta-feira (21/10), no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação. 

O evento que é organizado pela equipe da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba acontecerá até sexta-feira para a troca de experiências e socialização de conhecimentos transformados em práticas pelos agentes de leitura das bibliotecas escolares e dos Faróis do Saber. Durante os três dias haverá exposição de trabalhos e relatos das ações pedagógicas desenvolvidas neste ano para estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras voltadas à literatura e formação de leitores.

Neste primeiro dia de abertura acontecerão duas palestras, a primeira “Diálogos entre cinema e literatura”, proferida por Carla Pioli e a segunda intitulada “Literatura no Currículo da Educação Básica”, proferida por Elisa Dalla-Bona. Também serão oferecidas oficinas literárias com Daniela Del Puente e Daniele da Rosa. 

Na sexta-feira, o destaque será a palestra “Cultura Popular: música e literatura”, com o docente José Navarro, e as oficinas literárias com Lucas Buchile e Jorge Malheiros. As apresentações culturais e as mostras das atividades ficarão permanentemente em exposição durante os três dias do evento. 

O objetivo do encontro, explica a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, é divulgar a amplitude e a qualidade das ações de incentivo à literatura promovidos na rede municipal de ensino uma vez que bibliotecas nas escolas e faróis são sinônimos de movimento, provocação, pesquisa, construção do conhecimento e difusão cultural de maneira a promover o entrelaçamento da leitura com a aquisição de conhecimentos.

“São espaços para promover ações culturais e pedagógicas que estimulem a curiosidade, despertem interesse pela leitura, propiciando momentos culturais diferenciados vinculados com as demais áreas do conhecimento sem perder o foco literário”, diz Ida. 

Participam do Letras na Rede profissionais da educação que atuam nas bibliotecas e faróis do saber, gestores da informação, bibliotecárias e comunidade. “Ano a ano temos percebido a evolução das práticas e os bons resultados alcançados nas unidades a partir de formas criativas e inovadoras de incentivar à leitura”, destaca o diretor do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional, Marlon Terres.

“Parte dessas práticas aplicadas nas unidades aparecem como retorno do investimento que temos feito na formação dos profissionais da educação em relação à leitura”, diz Marlon.

Atualmente a rede municipal de ensino conta 193 bibliotecas, das quais 41 nas estruturas de Faróis do Saber. O acervo de cada unidade conta com aproximadamente 8 mil livros. O acervo geral da rede de bibliotecas é próximo a um milhão de livros. 

Como ambiente pedagógico, a biblioteca escolar promove o contato com os saberes e proporciona projetos ativos, que integram a literatura como elemento fundamental, articulando-a com diferentes linguagens artísticas. Os profissionais da educação que atuam nas bibliotecas escolares fazem mediação com o público, indicando leituras, ampliando o acesso à diferentes modalidades literárias e promovendo estratégias que atraem e integram os sujeitos da comunidade escolar.

 

PROGRAMAÇÃO
21/10/15 – Palestras e Oficinas Literárias
Período: 8h às 12h e 13h30min às 17h30min
Palestra: Diálogos entre cinema e literatura / Oficinas literárias
Docentes: Carla Pioli, Daniela Del Puente e Daniele da Rosa
Exposições de trabalhos desenvolvidos em 2015 nos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares.
Local: Centro de Formação Continuada 
Período: 18h às 22h
Momento Cultural: Deni Ribas
Palestra: Literatura no Currículo da Educação Básica
Docente: Elisa Dalla-Bona 
Local: Centro de Formação Continuada 
22/10/15 – Exposições de trabalhos desenvolvidos em 2015 nos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares.
Período: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Local: Centro de Formação Continuada
23/10/15 – Palestras e Oficinas Literárias
Período: 8h às 12h e 13h30min às 17h30min
Palestra: Cultura Popular: música e literatura / Oficinas literárias
Docentes: José Navarro, Lucas Buchile e Jorge Malheiros
Exposições de trabalhos desenvolvidos em 2015 nos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares. Escolares.
Local: Centro de Formação Continuada
Autor: Cláudia Muniz | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento