O Grupo Merengue possui uma trajetória de mais de 20 anos desenvolvendo diversas técnicas de formas animadas. Formado basicamente por Olga Romero e Bernardo Grillo para cada novo espetáculo convidam novos profissionais para colaborar de forma criativa com o espetáculo. Tendo participado de inúmeros festivais nacionais e internacionais, Olga Romero não economizou esforços para construir um repertório riquíssimo pensando sempre no público infanto-juvenil. Sua pesquisa sempre traz inovações para os espetáculos tornando-os envolvente e cativante aos pequenos.
Os resultados dessa união artística foram a criação e realização dos espetáculos “Maria das Cores e seus Amores”, texto escrito por Olga Romero publicado e premiado no Festival Internacional de Bonecos em Córdoba no ano de 1999. Outros espetáculos da companhia Olga Romero é “Ludicamente” que trabalha com elementos do circo para contar uma história cheia de poesia e humor. “Tão Longe tão Perto” aborda a diversidade cultural e a integração entre os países da América Latina. A peça conta a história de Leopoldo, que desde pequeno só ganha livros. Primeiro foram os macios, depois aqueles com grandes desenhos e poucas palavras. Mais tarde os de muitas palavras e poucos desenhos. Os pais de Leopoldo diziam que ler era muito importante, mas Leopoldo não estava feliz com os livros. O espetáculo procura dar justamente a resposta para os questionamentos de Leopoldo: Os livros não servem para fazer as pessoas felizes? Afinal, para que servem os livros?
“Leopoldo e a montanha de livros” é uma adaptação da obra da escritora italiana Susanna Tamaro, que trata da iniciação à leitura na fase infantil e de como os pais podem auxiliar as crianças no interesse pelos livros. A montagem utiliza a técnica de animação de objetos, com bonecos confeccionados pelo artista e bonequeiro Bernardo Grillo. A trilha sonora foi criada pelo músico Léo Fressato especialmente para o espetáculo, produzido por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Olga Romero tem ais de 30 anos de carreira como atriz, autora, diretora de teatro e contadora de histórias. Tem em sua formação experiência de trabalho com Otello Sarzi da Itália e Institut International de la Marionnette da França, entre muitas outras realizações. Formado em 1989, o Grupo produziu espetáculos de bonecos premiados e apreciados pelo público e a crìtica como “Maria das Cores”, “Ludicamente” e “Tão Longe e Tão Perto”. Olga publicou o livro bilíngue “Maria das Cores”, pela Editora Arte e Letras.
Autor:
Prof. Erasmo Pilotto, EM
|
Fonte:
Profª Marilise