Leões do Vôlei: seiscentos curitibinhas foram beneficiados em 2019

    Publicado por:  Maria Duarte

“Aprendi a trabalhar em equipe e a ter disciplina, eu simplesmente adoro”. Assim o estudante Jhon Kelvin Camargo de Araújo, 12 anos, da Escola Municipal Kó Yamawaki (Bairro Alto) definiu o que aprendeu com o projeto Leões do Vôlei.

Jhon foi um dos setenta estudantes das escolas Kó Yamawaki e Anísio Teixeira (Atuba) que participaram, na manhã desta quarta-feira (27/11), da visita do ex-atleta e campeão olímpico Emanuel Rego, padrinho do projeto.

Emanuel iniciou nesta quarta-feira uma série de visitas às unidades envolvidas no Leões do Vôlei, idealizado por ele há onze anos e viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa Leão.

Ao longo deste ano, seiscentos estudantes da rede municipal de ensino desenvolveram habilidade como cooperação, trabalho em equipe, disciplina e concentração durante as atividades do projeto.

“O esporte faz muito bem e foi como conheci meus melhores amigos”, contou Emanuel às crianças.

O estudante Wesley Batista, 13 anos, aluno da Anísio Teixeira, também destacou o trabalho em equipe como o grande aprendizado. “Gosto tanto que quero ser jogador e lutador quando crescer”, contou o adolescente.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a iniciativa traz um suporte fundamental para a educação e formação dos jovens.

“As atividades não focam apenas na prática esportiva, mas no desenvolvimento pleno dos participantes”, comentou a secretária.

O Leões do Vôlei promove a formação para os professores e orientadores de educação física com uma metodologia esportiva desenvolvida por Emanuel e pela equipe técnica do Instituto Ecce – Esporte, Cidadania, Cultura e Educação. São abordadas questões táticas e técnicas do esporte para ensinar aos participantes valores como o respeito aos colegas e aos professores, a amizade, disciplina e a importância do trabalho em equipe.

Em seu primeiro ano de existência o Leões do Vôlei atendeu 290 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos em escolas municipais. Em 2012, por meio de parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), foram criadas turmas para jovens de 8 a 17 anos nos Centros de Esporte e Lazer.

O evento teve a cobertura dos jornalistas mirins da escola. “Minha carreira começou quando eu tinha a idade de vocês, dez para onze anos, quando na escola despertou minha paixão pelo vôlei”, contou Emanuel.

Estiveram presentes o secretário Emílio Trautwein; André Shuhl, da equipe da Coordenadoria de Projetos da SME, além de professores das duas escolas.

Leia mais

 

Autor: SME | Fonte: SME
00259669.jpg
O jogador Emanuel campeão olímpico de vôlei vai a escola munícipal Anísio Teixeira no projeto Leões do Vôlei. Curitiba, 27/11/2019. Foto: Luiz Costa /
1/1