LENDA DA GALINHA D'ANGOLA

    Publicado por:  Barbara Camille Ferreira de Mello

Turma:Pré Único

Professoras:Camile, Katia e Palmira

Título: Lenda da Galinha d’angola

 

Por meio de propostas que visem promover a superação de atitudes de preconceito e discriminação e buscando a valorização e reconhecimento da contribuição da cultura negra na formação do povo brasileiro, a turma do Pré Único do CMEI Cantinho do Sol conheceu o conto africano “PORQUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?” de Rogério Andrade.

A leitura de contos abre caminhos para que as crianças se aproximem da cultura africana, pois as fábulas africanas são divertidas e carregadas de tradições. A literatura infantil educa e consiste num espaço de discussão sobre as relações étnico-raciais em que a partir do conto é possível empreender discussões sobre a cultura afro-brasileira e as relações raciais no contexto da diversidade no sentido de empreender discussões sobre preconceito e discriminação.

“Tô fraco, tô fraco, tô fraco”...é uma referência ao grito da Galinha d’angola, ave de origem africana.

“PORQUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?” trata da história de uma galinha d’angola “pretinha” com uma crista avermelhada na cabeça e o porquê de suas pintas brancas. A sua persistência diante de uma seca decorrente no continente africano, a fez especial.

Segundo a lenda, a galinha d’angola, ganhou como ornamento, os pingos de chuva que foram resvalando em suas penas, transformando-a, como fora prometido, em uma das aves mais lindas de toda a África.

A contação de história aconteceu em dois momentos, em um sábado letivo online da unidade e com a turma em sala.

As crianças confeccionaram suas próprias galinhas d’angola utilizando pinhas que foram coloridas com tinta guache preta e gotinhas de tinta guache brancas simulando as gotas de chuva que caíram sobre as penas da galinha de acordo com a lenda. Confeccionaram a cabeça da galinha utilizando diversos papéis e brincavam com suas produções enquanto imitavam o som da galinha d’angola.

As crianças em ensino remoto também foram contempladas com a beleza do conto e com os materiais para a confecção da galinha d’angola através de propostas complementares encaminhadas.

Autor: PROFESSORAS DO PRÉ ÚNICO | Fonte: CMEI CANTINHO DO SOL
00318485.jpg
PORQUE A GALINHA D?ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?
1/18