Leitura Fotográfica

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira


A reflexão vem do[ ...] verbo latino reflectere, que significa voltar atrás, pois, um re-pensar, ou 
seja, um pensamento em segundo grau. Poder-se-ia, pois, dizer: se toda reflexão é 
pensamento, nem todo pensamento é reflexão. Esta é um pensamento consciente de 
si mesmo, capaz de avaliar-se, de verificar o grau de adequação que mantém com os 
dados objetivos, de medir-se com o real. Pode aplicar-se às impressões e opiniões, 
aos conhecimentos científicos e técnicos, interrogando-se sobre o seu significado. 
Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, vasculhar 
numa busca constante de significado. É examinar detidamente, prestar atenção, 
analisar com cuidado.Saviani (2007, p.20).

 

Inspirado na reflexão, nosso encontro formativo do dia 26 de março de 2021, foi muito especial, com a professora Gilvana Menslin, de São Francisco do Sul, Santa Catarina, conversando sobre a fotografia no cotidiano da Educação Infantil.

Uma conversa deliciosa e potente que levou a refletir sobre a intencionalidade, o processo, o conceito da fotografia e a importância deste instrumento para a organização da documentação pedagógica. Observar a abrangência das imagens e como elas nos impactam, trazem novas leituras sobre o cotidiano. Também trouxe a necessidade de estar em relação com as famílias, pois uma leitura sem o contexto pode levar a interpretações equivocadas, fazendo um paralelo com o pensamento sincrético da criança explicado por Vigotski.   A imagem em si é um momento congelado de um momento que possibilita conhecer, reviver, reinterpretar o dia a dia a partir do foco e da intencionalidade com que a utilizamos. Aproxima pessoas, constitui significados e alimenta a história de um grupo. 

A fotografia não é uma simples ação. É uma experiencia coletiva e estética que possibilita refletir e interpretar as ações cotidianas com as crianças. Neste contexto trazemos Saviani para inspirar a reflexao: 

Autor: Gerda dos Santos | Fonte: CMEI Centro Cívico
00289413.jpg
Leitura Fotográfica
1/7