Leitura e Formação Humana no CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

As professoras de Língua Portuguesa do CAIC Bairro Novo dos 9ºs anos Adriana Martins, Camila Rocha e Ana Regina Lameira estão trabalhando a leitura do livro A Fofa do Terceiro Andar da escritora Cléo Busatto, que inclusive já esteve em nossa escola. Relembre aqui como foi. A Professora Adriana Martins destaca que o momento da leitura é muito apreciado pelos estudantes. Os estudantes vivenciaram diferentes estratégias de leitura como a leitura pipoca, e a leitura ao ar livre (confira nas fotos).

As atividades de reflexão propostas aos estudantes deram a dimensão positiva e agradável da leitura. A personagem principal do livro é uma adolescente que enfrenta diversas situações, até o bullyng por conta do sobrepeso.

Uma das primeiras atividades foi “os meus dois eus”, onde os estudantes tinham de refletir sobre si próprios e destacar 5 qualidades e 5 aspectos que eles consideravam negativos em si próprios. A Professora Adriana destaca que os estudantes elencaram vários elementos adjetivos negativos e tiveram dificuldade para citar os adjetivos positivos.

Ana, a personagem principal se relaciona com outros personagens que impactam a vida da adolescente de diferentes formas. A professora Adriana propôs aos estudantes a confecção do “Álbum da Fofa”, os estudantes imaginaram um rosto para cada um desses personagens e escreveram sobre a relação destes com a personagem principal.

No terceiro momento do trabalho, os estudantes , assim como Ana, receberam em alguns momentos de suas vidas, palavras que os denegriam de alguma forma. Eles escreveram essas palavras no papel, que depois passaram por uma fragmentadora levada pela professora. Simbolizando a transformação e utilizando a técnica japonesa do quilling, os estudantes ressignificaram as palavras e formaram assim novas palavras para representar a turma coletivamente. A palavra de mudança do 9AA por exemplo , foi ATITUDE, do 9AB MATURIDADE e do 9AC foi ATITUDE. Confira nas fotos como ficaram lindos os cartazes de cada turma. Lembramos a todos que esses trabalhos estarão expostos no III Dia da Família na Escola do CAIC BN.

“Foi um trabalho muito produtivo, superou expectativas pois os estudantes progrediram muito desde a primeira atividade até a última” destaca a professora Adriana Martins. A diretora do CAIC BN Eliane Adam parabeniza os estudantes e professoras pela iniciativa de ter trabalhado com um livro que aborda valores, sentimentos e experiências vivenciados pelos adolescentes.

Parabéns Professoras de Língua Portuguesa por este trabalho que envolveu literatura e formação humana e também aos estudantes dos 9ºs anos do CAIC BN!

Fotos: Professora Adriana Martins.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professora Adriana Martins
00225532.jpg
adri martins
1/34