Lançamento dos Contos Escolhidos promove agito cultural no CAIC Bairro Novo!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Dia 22 de maio quinta-feira, o CAIC foi palco para um importante lançamento literário; O livro “ Contos Escolhidos” produzido pelos estudantes das 8ªs séries do CAIC Bairro Novo. O lançamento literário é fruto do trabalho realizado nas aulas de Língua Portuguesa dos professores Adriana Martins(8ª séries A e G), Edilson (8ª séries B e C),e Evandra (8ª séries D, E,F) (conheça mais do trabalho dos professores neste post.. A professora Adriana contou a Página do CAIC Bairro Novo que o gênero contos faz parte dos conteúdos de Língua Portuguesa das 8ªs séries,e que trata-se de um conteúdo que os estudantes têm estudado desde o 6º ano, e na 8º série o trabalho privilegiou os contos de mistério e terror. Os estudantes analisaram contos clássicos com Edgar Allan Poe e até mesmo Luis Fernando Veríssimo mais conhecido pelos livros com vertente bem humorada. Todos os estudantes das sete turmas  produziram um conto de mistério. Foram escolhidos os 3 melhores de cada turma, e por fim, os 3 melhores contos de todas as 8ªs séries. Estes, foram disponibilizados na página de uma rede social (criada pela professora) para leitura e votação dos alunos.
É importante destacar que os 21 contos selecionados entre todas as turmas fizeram parte do livro Contos Escolhidos, os contos foram publicados no livro em ordem alfabética e encheram a imaginação dos leitores com muito suspense e personagens assustadores. E para o lançamento dos Contos Escolhidos foi realizado um evento especial com a participação do Professor Pedro Alcântara de Educação Física do CAIC Bairro Novo. O professor Pedro junto com o professor Ronaldo (que já foi pedagogo no CAIC), apresentou uma esquete teatral inspirada no famoso livro Metamorfose do escritor tcheco Franz Kafka. A apresentação empolgou os estudantes que se reuniram no espaço do refeitório da escola para o evento e foi o início de mais um evento de sucesso em nossa escola.
Após a apresentação teatral, os estudantes autores dos 21 contos selecionados foram premiados com um kit contendo o livro Contos Escolhidos, um gibi, e um chocolate. A professora Adriana destacou a empolgação de todos os estudantes ao ouvirem o nome dos colegas serem chamados para a premiação.
Os 3 melhores contos receberam uma premiação muito especial, um vale compras para ser utilizado em uma livraria para que os estudantes contemplados pudessem adquirir o livro de sua escolha. Inclusive, a ideia deste prêmio foi do estudante Euller Tafarel de Freitas Jacques Fernandes da 8ªA.
No entanto o trabalho com contos não terminou aí, pois a professora Adriana realizou ainda, uma avaliação do evento com os estudantes. Vamos conhecer a opinião dos estudantes Deivid e Sabrina:
“ (...) Tem que ter mais eventos assim com música, teatro etc.. isso seria muito bom porque pode ser o último ano no colégio e esses eventos vão ficar na História das 8ªs séries.”
Deivid Willian 8ªG
“ O evento foi super legal, quando começou com um teatro cheio de sentimentos, a peça foi emocionante e trouxe uma mensagem interessante. Quando chegou a hora do Concurso de produção de texto foi massa, e incentivou mais os adolescentes a se esforçarem em um texto melhor (....) Poderia acontecer sempre, junto com a colaboração dos alunos eventos diferenciados uma vez por mês para as oitavas séries”.
Sabrina Lorem de Faria 8ª série G.
Na avaliação da professora Adriana “a empolgação dos estudantes foi visível durante a premiação e eles estão pedindo mais eventos assim.” Alguns exemplares de Contos Escolhidos foram entregues para os estudantes como premiação em uma rápida e divertida gincana que aconteceu no próprio evento.
Convidamos todos os leitores da Página do CAIC Bairro Novo  a conhecerem os contos finalistas aqui.
Parabéns mais uma vez aos professores Adriana Martins, Edilson e Evandra pelo trabalho diferenciado de Língua Portuguesa com as 8ªs séries do CAIC Bairro Novo, nossos estudantes ganham conhecimento e autoestima, e ao professor Pedro Alcântara pelo teatro que emocionou a todos os presentes.
Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece!

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Adriana Martins
00037668.jpg
projeto contos
1/11