Lançamento do projeto Ônibus Museu na Escola Municipal Anísio Teixeira

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

O prefeito Rafael Greca participou, na tarde desta terça-feira (07/05), da estreia do projeto Ônibus Museu no ano de 2019, organizado pelo Solar do Rosário por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba.

Durante a abertura, realizada na Escola Municipal Anísio Teixeira, no Atuba, centenas de pessoas acompanharam o início das atividades do veículo, que circulará pelas ruas, praças, escolas e regionais da cidade, levando atrações como danças, concertos musicais didáticos, contações de histórias e peças teatrais, além de artistas das comunidades. A inauguração contou com uma apresentação do coral “Canta, Teixeirinha”, formado por crianças do 3º ano da escola, que cantaram "Aquarela", de Toquinho.

O Ônibus Museu faz parte do projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, que iniciou em junho do ano passado, com conteúdos destinados principalmente às crianças que estejam no ensino fundamental, mas que também podem ser apreciados por adultos. A partir da transformação de um antigo veículo do transporte coletivo numa unidade cultural moderna e interativa, o visitante é convidado não a apenas ver ou apreciar, mas a participar. O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel. Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.

Nestes 11 meses de atividade, este palco sobre rodas realizou uma programação que foi assistida por mais de 13 mil pessoas, em mais de 32 bairros curitibanos. “Um dos nossos principais objetivos é democratizar a cultura, descentralizando as opções artísticas”, explica Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural privado que realiza o projeto. “Com a inauguração do Ônibus Museu, isto ganha ainda mais força, pois quase todos os museus estão na região central ou próximos dela”.

Além do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, estiveram presentes no lançamento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; a chefe do Núcleo Regional da Educação Boa Vista, Michele Prado; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Maria Catarina Teixeira; a vice Janete Pires Santiago; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a fundadora do Solar do Rosário, Regina Casillo; a idealizadora do projeto, Lucia Casillo Malucelli, do Solar do Rosário, além de chefes de núcleos regionais e estudantes.

Lançamento do Ônibus Museu

Data: terça-feira, 7 de maio de 2019, às 15h.
Local: Escola Municipal CEI Anísio Teixeira - Rua João Batista Scucato, 80 - Atuba, Curitiba/PR
Entrada: gratuita

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Solar do Rosário, Redação Paraná Portal e NRE BV