No dia 14/04/2023, os chefes dos dez Núcleos Regionais da Educação, diretores e professores das escolas se reuniram na Secretaria Municipal da Educação para o lançamento das Diretrizes Curriculares para a EJA e para a entrega do Caderno Pedagógico e do Livro Escrevivências da EJA em contos populares.
Em relação às Diretrizes Curriculares da Educação, a Secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância de um olhar constante e atento: “Não é algo estanque, deve sempre ser revisitado. É um documento histórico para a Rede Municipal de Curitiba que se orgulha do compromisso com a educação pública de qualidade”.
O documento foi construído pela equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA) fundamentada na diversidade geracional, nas vivências e nos saberes educacionais dos sujeitos da modalidade, privilegiando a conquista do direito à educação ocultado desse público em outros tempos. (ARROYO, 2013).
Na solenidade foi apresentado também o Caderno Pedagógico da EJA, outro material para subsidiar as professoras da rede. O objetivo do caderno é apresentar encaminhamentos metodológicos para essa modalidade de ensino, priorizando o trabalho já realizado nas escolas.
As “Escrevivências em contos populares” é um material produzido, pelas turmas da EJA, que expressa inúmeras narrativas contadas e escritas pelos estudantes. A produção proporcionou um resgate de histórias de sua infância contadas pelos professores, pelos parentes, pelas mães, pelas avós... Nesta segunda edição do material, é possível experienciar, pela leitura dos contos, uma viagem imaginária por meio de uma linguagem acessível e rica em significados.
Também participaram do evento, a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira Woellner, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier da Silva, e a gerente da EJA, Maria Gorete Stival Paula.
Autor:
Equipe GEJA
|
Fonte:
Gerência da educação de Jovens e Adultos