Laboratório de Ciências Divertido com Bingo dos Elementos Químicos? No CAIC Bairro Novo tem!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Se o leitor da Página do CAIC Bairro Novo imagina o laboratório de ciências como um lugar onde  estudantes ficam totalmente compenetrados apenas observando experiências científicas não conhece o laboratório de Ciências do CAIC Bairro Novo e o trabalho de excelência que a professora Giane Silva está realizando.

Hoje vamos compartilhar com vocês apenas uma das atividades interessantes e divertidas propostas pela professora Giane no laboratório de Ciências,com as turmas de 8ª série do CAIC Bairro Novo O Bingo dos Elementos Químicos.  A professora Giane fez mestrado em genética na Escola de Medicina da PUC, é professora de Ciências há 10 anos e atua há aproximadamente 2 Anos no CAIC Bairro Novo .  A professora Giane, nos contou que gostaria de trabalhar a tabela periódica de forma que os alunos aprendessem com significado e de forma lúdica, então teve a ideia de criar o Bingo dos Elementos Químicos. Para realizar não só esta, mas como as outras atividades do laboratório a professora Giane precisa preparar material com antecedência e ainda deixar o laboratório prontinho para receber os estudantes. As cartelas do bingo apresentavam os símbolos dos elementos químicos, ao cantar o bingo, a professora Giane dizia o nome do elemento e os alunos (que se prepararam, estudando anteriormente para a atividade) tinham de localizar em sua cartela o símbolo do elemento correspondente. As pedras do bingo também foram confeccionadas em E.V.A. pela professora, que em sua prática se preocupa com a sustentabilidade utilizando sempre que possível  materiais que possam ser reciclados depois e fiquem de forma permanente no laboratório.

Em nossa escola, devido ao grande número de turmas, o laboratório atende as turmas completas, ao invés de grupos de 15 que se alternam por semana, e o professor de Ciências acompanha sua turma ao laboratório de Ciências como um colaborador, pois o planejamento e direcionamento das atividades pedagógicas é feito exclusivamente pela professora do laboratório. A professora comentou também que até alunos que apresentavam uma postura descompromissada nas aulas se envolveram na atividade e aprenderam com significado, que é o objetivo de uma prática pedagógica bem sucedida. De acordo com o estudante Patrick Policarpio Raetz da 8ªsérie E :

As aulas estão muito produtivas  porque nós aprendemos nos divertindo”!

Aulas interessantes e alunos super motivados são os resultados das aulas da professora Giane que planeja mais atividades interessantes para os nossos estudantes como o jogo da memória, e o mini vulcão para o estudo de reações químicas simples.

A professora Giane contou a Página do CAIC Bairro NOVO que procura inspiração para as suas aulas em bons livros didáticos, na internet e nos cursos oferecidos pela equipe de Ciências da SME. Alguns sites indicados pela professora Giane  para sugestões de experiências simples e   acessíveis para o professor de Ciências:

Manual do Mundo  (também tem a fanpage pessoal!)

Portal do MEC  

Além do divertidíssimo canal do You Tube Manual do Mundo.

 O trabalho maravilhoso desta professora apaixonada por ensinar Ciências é inspirador! Parabéns professora Giane! Parabéns a toda equipe de Ciências do CAIC Bairro Novo!

Para finalizar este post deixamos para os leitores da Página do CAIC Bairro Novo o Funk da Bactéria, um dos vídeos que a professora Gianne utiliza em suas aulas.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Giane Silva/Doralice Caldas
00038644.jpg
giane
1/11