KONO

    Publicado por:  Cleusa Maria Bayer Giacomet

KONO

Os alunos dos 4º anos da manhã conheceram o jogo e gostaram muito.

HISTÓRICO: O kono é um antigo jogo de tabuleiro inventado na Coréia. É constituído de dezesseis casas dispostas em quatro linhas, com quatro em cada uma.

MATERIAL: Tabuleiro e 16 peças (8 de cada cor)


OBJETIVO: Bloquear ou eliminar o adversário.

REGRAS:
1. Cada jogador deve ocupar metade do tabuleiro com suas oito peças.
2. O jogo se inicia com a retirada estratégica de uma peça do adversário.
3. Os jogadores movimentam uma peça por vez alternadamente.
4. Os movimentos são realizados somente na vertical e na horizontal, podendo ou não haver captura.
5. O jogador, saltando uma das suas peças captura a peça do adversário que estiver na casa seguinte e ocupa o novo espaço vazio.
6. Os jogadores não são obrigados a realizar capturas, podendo fazer o movimento simples que é o deslocamento para a casa vizinha.
7. O movimento realizado mais que três vezes implicará na perda da peça para o adversário.
8. O jogo termina quando o jogador capturar todas as peças do adversário ou bloqueá-las.

Autor: Mons.Boleslau Falarz, EM | Fonte: Professora: Rosangela Baiardi de Deus
00027278.jpg
Jogo Matemático
1/4