Karatê

    Publicado por:  Cleusa Maria Bayer Giacomet

Os alunos da nossa escola estão tendo aulas de Karatê durante as aulas de Educação Física, a professora Emília está sendo auxiliada pelo estagiário Marcelo, que deixou aqui o seu depoimento:

" Me chamo Marcelo Lessa Barroso Júnior, sou acadêmico da faculdade Dom Bosco e estou realizando meu estágio na Escola Monsenhor Boleslau Falarz – escola em que eu já estudei, por isso o escolhi.

Antes mesmo de entrar para a faculdade já tinha minha decisão sobre o que faria quanto à carreira profissional: trabalhar com Educação Física, na área de lutas e lecionar em alguma instituição.

E foi justamente neste estágio que pude ter estas duas vivências. Trabalhei com alunos do 1º ao 5º ano. Por já ter conhecimento em arte marcial, Karatê, resolvi que seria em cima disso que daria minhas aulas.

Nunca havia trabalhado com crianças a luta de maneira didática, mas acabei me surpreendendo comigo mesmo, pois foram realizadas cerca de 40 aulas, abordando diferentes temas, como por exemplo, as filosofias dentro da luta, de respeito, educação e disciplina sem deixar de lado a mais importante para a criança, a brincadeira, a ludicidade.

A última aula que “ministrei”, depois de ter percebido grande interesse e interação de todos, decidi ensinar um “KATA” (luta imaginária) para os alunos e também de fazer com eles e para eles uma pequena apresentação para todos os alunos.

A apresentação foi feita em específico com alunos do 5º ano A, demonstraram o 1º KATA de faixa branca, composto de 10 movimentos, mas também mostraram muita compostura e disciplina. Ao fim eu lhes mostrei um pouco mais sobre o Karatê: saltos e uso de “Nun-tchaco”.

Pois bem, admito ter sido extremamente gratificante esse período que vivi nesta escola e desejo que tenha conseguido deixar uma semente do bem em todos que conheci. “A escola Boleslau é fonte de alegria, estudar fica mais fácil quando se tem harmonia.” É uma escola magnífica."

Autor: Mons.Boleslau Falarz, EM/ Cleusa M. Bayer Giacomet | Fonte: Direção
00023233.jpg
Aula de Karatê
1/19