Juri Simulado Inclusão

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

      O programa “Cidadania e Justiça também se aprende na escola”, é desenvolvido pela Associação do Magistrados Brasileiros – AMB. O objetivo é a conscientização sobre o exercício dos direitos, bem como, o cumprimento dos deveres.

      São várias as etapas, a 1ª etapa uma equipe constituída por juízes, promotores de justiça, defensores públicos e advogados apresentam o programa aos alunos e professores, a 2ª etapa visita ao Tribunal de Justiça onde os alunos foram recepcionados magistrado que fez uma breve palestra relacionando à cidadania e justiça e aspectos gerais do Poder Judiciário. Na 3ª etapa preparação do júri simulado e em nossa escola o tema foi “Inclusão”, pois neste ano, no projeto Direitos Humanos, escolhemos desenvolver as atividades com as turmas sobre “Necessidades Especiais”. A apresentação foi na própria escola proporcionando a comunidade escolar a participação nesse momento.

     Durante o desenvolvimento do programa os alunos realizaram diferentes atividades, no quais os temas abordados na Cartilha da Justiça e Cidadania serviram como base para argumentação.

      O júri simulado aconteceu no CEI Érico Veríssimo o dia 04/09/2017, e foi representado pelos alunos do 5º ano C, da Professora Alexandra Balbino de Souza, e a participação dos alunos de 5º ano A e B.

     O aluno Marcos Felipe, que foi o advogado de defesa disse que: “Participar dessa atividade foi um privilégio porque ao defender a mãe do aluno cadeirante, sentiu que é muito importante ter a consciência de saber que precisamos defender pessoas com diferentes deficiências tanto física com mental e esse foi o papel do advogado de defesa no júri simulado”  

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Professora Alexandra Balbino de Souza