Jornal inglês destaca intercâmbio entre escolas do Brasil e Inglaterra - EM CEI Doutel de Andrade

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

 

A experiência de intercâmbio cultural que está sendo realizada entre estudantes da rede municipal de Curitiba e de escolas inglesas foi publicada na edição desta sexta-feira (06/06) no jornal britânico The Journal. A matéria "Brazilian pupils link up with primary school in North Tyneside" (acesse texto Aqui) relata a interação feita por Skype entre os alunos da Escola Municipal CEI Doutel de Andrade, no Boa Vista, e da Escola Fordley, da região de Tyneside, ao norte da Inglaterra.

A conversa entre os estudantes dos dois países aconteceu na última quinta-feira (05/06), dando sequência ao projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, com a participação de voluntários da organização internacional Lionsraw, formada por fãs do futebol.

Os voluntários estão no Brasil para acompanhar a Copa do Mundo e desenvolver o projeto de ensino da Língua Inglesa em cinco escolas municipais de Curitiba. Além de aulas de inglês com conteúdo a partir da temática do futebol, os estudantes curitibanos tem trocado informações sobre as diferenças nos costumes, na geografia, na cultura e história dos dois países.

Para os estudantes da escola inglesa, a conversa pela internet fez parte do dia voltado à cultura brasileira. Os estudantes foram para a escola vestindo verde amarelo e aprenderam sobre a cultura brasileira, explorando o samba e o carnaval, entre outras manifestações populares.

Participam do projeto as escolas Doutel de Andrade, Romário Martins, Francisco Frischmann e Wenceslau Braz. Para cada escola curitibana há uma escola inglesa com a qual os estudantes fazem intercâmbio. Além das videoconferências, as crianças trocam desenhos, cartas e outras produções onde é possível cada grupo apresentar o dia a dia de atividades na escola, cidade e país onde vivem.

Duas vezes por semana, os estudantes curitibanos têm aulas de inglês com os voluntários Craig Robson e Michael Gardner. As aulas acontecem em horário de contraturno escolar e terão o acompanhamento de professores da rede.

Autor: NRE Boa Vista; Cláudia Muniz - SME | Fonte: Cláudia Muniz - SME
00038954.jpg
Jornal inglês destaca intercâmbio entre escolas do Brasil e Inglaterra - EM CEI Doutel de Andrade
1/1