Jogos Matemáticos

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

 

Se você ainda têm a impressão de que a matemática é uma disciplina chata e difícil,  é porque ainda não teve aula com a professora Millene Camargo! Na Prática do Acompanhamento Pedagógico a professora vêm desenvolvendo diferentes jogos matemáticos com os alunos dos 2º anos, que têm se divertido durante a aula.

O jogo vêm atender a diversos objetivos idealizados nos conteúdos de matemática, entre eles: estimular o raciocínio lógico; desenvolver capacidade crítica; criar hipóteses na resolução de diferentes situações problemas; estimular a comparação, termo a termo, entre grandezas lineares; estimular a discussão de ideias entre os jogadores e a criação de argumentos para defesa de seus pontos de vista; estimular a criação de estratégias eficientes, discutindo os possíveis resultados; estimular a antecipação dos resultados, no encaminhamento que se quer dar a partida; incentivar a criação e uso de sistemas próprios de operar (ação mental).

O jogo sendo visto pelas crianças como uma brincadeira, faz com que eles aprendam de forma espontânea e natural. A professora Millene como registro da atividade utilizou seu celular para gravar vídeos onde os alunos explicavam o jogo que haviam aprendido (as regras, instruções e materiais necessários para jogar). Brincadeira, aprendizagem e tecnologia. 

http://www.efdeportes.com/efd186/jogos-e-brincadeiras-em-aula.htm

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00067644.jpg
Foto projeto
1/1