A matemática está presente em nossa vida desde muito cedo e as crianças a utilizam em suas brincadeiras.
As turmas do tempo ampliado aprendem conteúdos de diversas formas, uma delas é através do jogo.
A professora de práticas da matemática, Ivonete de Fátima Achitzki, trabalhou com as turmas do tempo ampliado Jogos de origem Africana. Seguindo com a sequência de atividades:
- Conheceram a origem do jogo Shisima.
- Confecção do tabuleiro do jogo.
- Ao jogar o estudante trabalha com o pensamento algébrico por meio de observação, exploração e identificação de padrões geométricos e numéricos, utilizando a linguagen escrita, esquemas, tabelas e quadros de resolução de situações problemas.
O fato de os próprios estudantes confecionarem o jogo permite também o desenvolvimento de habilidades motoras. E como o jogo é construído utilizando materiais reciclados, reutilizados e reaproveitados é possível promover uma reflexão sobre sustentabilidade. Outro ponto importante foi proporcionar aos estudantes informações sobre outra cultura.
Autor:
Ivonete de Fátima Achitzki
|
Fonte:
CEI SANDINO