Escola Municipal Paranaguá, Escola Municipal

logo escola

JOGO - ROBÔ "TURISTANDO EM CURITIBA"

Publicado por:  Taciane Graciano

Com o objetivo de caracterizar a data comemorativa do aniversário de Curitiba, de ampliar o olhar sobre as possibilidades de aprendizagens nos diferentes espaços da cidade, conhecer e vivenciar o Projeto de Robótica e compreender os diferentes jogos de tabuleiro foi desenvolvido com todas as turmas da E M Paranaguá o jogo de tabuleiro “TURISTANDO EM CURITIBA”.

A proposta foi desenvolvida de forma interdisciplinar entre Educação Física e professoras regentes e iniciou com a caracterização do aniversário de Curitiba e apresentação de um vídeo sobre os principais pontos turísticos de Curitiba: CURITIBA POR CIMA - Tour aéreo virtual pela rota turística de Curitiba, entre outros locais da cidade.

Na sequência os estudantes vivenciaram o jogo de tabuleiro “TURISTANDO EM CURITIBA”.

O presente jogo tem como objetivo que o robô ônibus “Linha turismo”, construído com o kit do Projeto Robótica e controlado através do aparelho de celular, caminhe pelo percurso através de casas que representam diferentes pontos turísticos e pequenos “desafios”.

Regras do jogo de tabuleiro “TURISTANDO EM CURITIBA”:

- Dividir os estudantes em três pequenas equipes de no máximo três componentes.

- Através do jogo “pedra, papel e tesoura” decidir qual equipe inicia a jogada com o dado.

- A equipe que jogar o dado deverá deslocar o robô ônibus “Linha turismo”, com auxílio do aparelho celular, até a casa correspondente com o número que foi sorteado no dado.

- Se a casa que o robô ônibus “Linha turismo” parar for um ponto turístico a equipe deverá tentar identificar este nas imagens que estarão dispostas ao lado do tabuleiro.

- Se a casa que o robô parar for um “desafio” a equipe deverá cumprir este desafio. Ex: pular corda, saltar sobre os cones, responder algumas perguntas sobre a cidade de Curitiba, entre outras.

- Vence a equipe que finalizar primeiro o percurso com seu robô ônibus “Linha turismo”.

Os estudantes que participaram da presente prática demonstraram grande motivação e interesse.

Autor: TACIANE GRACIANO | Fonte: E M PARANAGUÁ