JOGO DE PERCURSO
ALIANDO O JOGO COM A TECNOLOGIA
Nas aulas de Educação Física, orientados pela professora Veridiana Dallarmi Pellanda, os estudantes das turmas de 4º ano do turno da tarde ampliaram seus saberes sobre Jogos de Tabuleiro.
O trabalho começou com jogos mais simples e foi progredindo para jogos de tabuleiro do mundo, com movimentações, peças, tabuleiros e formatos bem diferentes. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar jogadas e estratégias com jogos que fazem parte do acervo da escola e com um material riquíssimo organizado pelo Departamento de Teoria e Prática de Ensino – DTPEN (Educação Física da UFPR).
Após toda essa exploração, os estudantes, em grupos, criaram seus próprios jogos, confeccionando o tabuleiro para um jogo de percurso, bem como suas regras. Depois do jogo pronto foram experimentar a criação e jogar. “É simplesmente encantador ver a alegria e empolgação dos estudantes jogando com um material que eles mesmos criaram, realizando os desafios que foram propostos, assim como explorando o jogo dos colegas.”
Com intuito de ampliar ainda mais os conhecimentos acerca dos conteúdos da Educação Física e socializar com outros componentes curriculares de forma criativa e significativa, propusemos uma parceria com a professora Juliana Kanopcka P. Alves do Espaço Maker e aí o que estava bom ficou ainda melhor.
Realizamos o jogo de percurso na quadra, com o auxílio do LudoBot (esse recurso possibilita ao professor sua utilização no contexto de ensino contribuindo para uma proposta de construção e desenvolvimento da aprendizagem criativa e robótica, nesta atividade foi utilizado o robô e o aplicativo Itty Bitty Buggy). Assim, os estudantes se dividiram em equipes, escolheram um representante que iria controlar o LudoBot e os demais jogaram o dado, cuidaram do percurso que o robô deveria fazer e juntos realizaram os desafios propostos.
Uma atividade lúdica, desafiadora e com certeza mais atraente que além de trabalhar o conteúdo proposto nas aulas de Educação Física fez com que os estudantes desenvolvessem soft skills como: trabalho em equipe, criatividade, cooperação, comunicação e parceria.
Foi muito satisfatório o resultado. No final, na roda de conversa os estudantes fizeram observações bem pertinentes. Abaixo segue algumas:
" Foi a melhor aula do mundo e tive experiência de trabalhar em grupo e isso mistura minhas aulas preferidas. Foi o melhor dia da minha vida." (Lucas Guilherme - 4º D)
" Eu gostei porque a gente se divertiu e trabalhou em grupo." (Eduarda 4º D).
" Eu gostei porque a gente trabalhou em grupo, fez Educação Física e tudo ao mesmo tempo. Mesmo que nosso time tenha perdido, eu me diverti muito, fiquei alerta, elétrica e feliz." (Brenda- 4º ano D)
* Jogos de tabuleiro do mundo : jogar, sentir e pensar [ recurso eletrônico ].Verônica Werle, Sergio Roberto Chaves (orgs.) – Curitiba : Universidade Federal do Paraná, 2022.
Autor:
EM. MARINGÁ
|
Fonte:
EM. MARINGÁ