Jardim das Sensações

    Publicado por:  Renata Bueno

Inicio do Projeto Jardim das Sensações

O Jardim das Sensações encontra-se na área próxima da horta que devido à sombra das arvores não foi utilizada para isto. Com a visita da Secretaria do Meio Ambiente, surgiu a ideia em se fazer uma sala de aula com paver neste espaço, no momento não seria possível e fomos amadurecendo a ideia em se fazer um espaço lúdico, então surgiu a professora Antonia pensou em uma trilha que deu origem ao Jardim das Sensações, onde nossas crianças poderiam explorar as texturas e sensações de diferentes materiais com os pés. Como a tínhamos uma grande quantidade de pneus, iniciamos a execução do Jardim das Sensações. Outro espaço que se tornou jardim também fica ao lado da quadra coberta que surgiu após a realização do canteiro das flores com o nome da escola, buscando ampliar a área verde para uso das crianças. Foi um trabalho de formiguinha que as professoras já haviam iniciado com a horta, buscando em cada criança a conscientização da preservação da natureza. Antes do canteiro das flores foram varias iniciativas do plantio de grama no local, mas a passagem pelo canteiro impedia o mesmo de vingar. Quando os alunos iniciaram o trabalho na horta e perceberam que precisava de alguns cuidados, colheram as primeiras alfaces, chamavam a atenção do colega que pisava nos canteiros; começou um comprometimento maior com o trabalho que estavam realizando, então chegou a hora do canteiro de terra. Os alunos prepararam a terra, iniciaram o plantio das flores em copinhos de iogurte e logo após a grama. Foi um momento maravilhoso “as crianças cuidando do canteiro e todos procuram preservar o que eles construíram”. No espaço do jardim ao lado da quadra era depositada a terra que era usada na horta, acabou ficando um acúmulo de terra aonde as crianças acabavam se sujando  e em dias de chuva acumulava água e com isso o barro.

Novamente a terra foi preparada, foi comprada grama, conseguimos mais de 1000 mudas no Horto do Guabirutuba e mudas de arvores frutíferas do Horto da Barreirinha para também termos um pomar. A doação de pneus veio do empresário em frente a escola. Para a compra de grama, terra, tinta, materiais para horta e jardim foram realizadas algumas ações para arrecadar dinheiro como o  bazar e; venda de verduras da horta  aos pais, professores e comunidade. Enfim todos abraçaram essa ideia.

Agradecemos as Professoras das Práticas de Educação Ambiental Antonia e Angela, a articuladora do Integral Renata que não mediram esforços; ao Núcleo do Boqueirão através das Linhas do Conhecimento, ao Horto do Guabirotuba pelas flores e Horto da Barreirinha pelas mudas de árvores frutíferas.

Quando vimos que estava tudo muito lindo, não podíamos deixar de fazer uma inauguração e com apoio do Núcleo do Boqueirão e Coordenadoria de obras junto a secretaria tivemos o apoio da Nilce Cardoso Malage e do Ricardo Dias que providenciaram algumas benfeitorias. Dia 22 de novembro contamos com a presença da Secretária de Educação Maria Silvia Bacila que “cortou a fita de inauguração do Pomar e dos Jardins Das Sensações e; Flores Frutas e Tranquilidade.” Agradecemos aos convidados e a todos que contribuíram para esse momento histórico.

Autor: CEI Prof.ª Maria Augusta Jouve, EM | Fonte: Carla Aparecida Cavichioli
00258641.jpg
Jardim
1/4