Festa da Diversidade 2014
Ubuntu
Sou quem sou, porque somos todos nós
Neste ano nosso foco do trabalho pedagógico do Projeto da Diversidade foi a inserção no cotidiano de nossas crianças de brinquedos, brincadeiras e literatura infantil com origem nas culturas africana e indígena. Entendemos que assim como as crianças aprendem a discriminar, elas também aprendem a respeitar as diferenças e que esse respeito vem através do conhecimento e valorização dessas culturas. Foi um processo muito divertido que terá como culminância uma Festa que prevê apresentação das ações realizadas com as crianças, show musical com João Bello e Susi Monte Serrat, Exposição dos trabalhos realizados com e pelas crianças e divertidas e saborosas oficinas. Contamos com sua presença!!!
|
Projeto Institucional da Diversidade
|
Há algum tempo a legislação educacional inseriu no Currículo das Instituições de Educação Infantil a obrigatoriedade da abordagem pedagógica quanto as culturas africana e indígena, através da leis 10639/2003 e 11645/2008.
Atendendo as exigências da lei, em nossa Unidade, há quatro anos, definimos como um dos nossos Projetos Institucionais – o da Diversidade. Tal projeto pretende inserir no dia a dia das crianças ações que incentivem o respeito às diferenças, protagonizando as culturas indígena e africana. Anualmente estabelecemos um tema comum a todo CMEI e a partir desse tema cada turma realiza o seu planejamento. Como encerramento do Projeto temos nossa Festa da Diversidade, onde dividimos com as famílias tudo o que aprendemos e celebramos o respeito ao próximo.
Histórico de nossas festas
2011 – 2012 - 2013
Em 2011, o tema da festa foi: É tão lindo, não precisa mudar! O trabalho com as crianças pretendeu reforçar sobre a importância de se aceitar as diferenças pessoais.
Em 2012, o tema foi: Na cidade do leite quente tem muita gente diferente. Mais uma vez o respeito às diferenças foi o alvo, com enfoque bem direto às etnias que formaram o povo brasileiro: índios, brancos e negros.
Em 2013, Eu sou, você é, nós somos, foi nosso tema. Nessa oportunidade demos enfoque a figura da mulher negra na composição de nossa cultura e sociedade.
Autor:
Jardim Paraná, CMEI
|
Fonte:
EPA CMEI JARDIM PARANÁ