IV Encontro do Intercâmbio de Bibliotecas da Regional do Pinheirinho

Publicado por:  Tamiris Gayer Rosa da Silva

Na útima sexta feira(22/11), aconteceu o 5º e último Encontro do Intercâmbio de Bibliotecas e Faróis do Saber do Pinheirinho, na Biblioteca Sylvia Orthof, pertencente à Escola Municipal Profª Jurandyr Baggio Mockell.

Participaram deste encontro as agentes de leitura da Escola Municipal Leonel Moro, EM Madre Maria dos Anjos, EM Dr.Osvaldo Cruz, CEI do Expedicionário, EM Piratini, Farol do Saber Tasso da Silveira( EM Maringá),EM Tomaz Edson De Andrade Vieira.

As agentes de leitura trocaram experiências, ouviram um conto Japonês - A Lenda do Tsuru e produziram seus Tsurus.

Os tsurus (grou) são aves grandes, de cores contrastantes, plumagem clara, chegando ao branco, com extremos de fascinante degradê vermelho, e dotado de inigualável encanto. Beleza essa considerada sagrada pelos japoneses, cuja a crença é que o pássaro representa a vitalidade da juventude.

Na mitologia japonesa, o tsuru é considerado o pássaro mais velho do planeta, com expectativa de vida de cerca de mil anos.

Diz-se que essa ave era companheira dos eremitas que faziam meditação no alto das montanhas. No Japão antigo, acreditava-se que os Eremitas Místicos tinham poderes sobrenaturais que retardavam o envelhecimento.

Ao longo dos anos, por terem sido companheiros de eremitas, creditaram à essa ave a mística de ser um talismã poderoso, ave com ação sobrenatural e capaz de retardar o processo de envelhecimento. Dessa forma, otsuru ganhou o título de “pássaro da longevidade”. Na Ásia, a crença da juventude perdura até os dias atuais, onde essas aves simbolizam a mocidade eterna e a felicidade plena.

No folclore japonês, o tsuru também simboliza o amor conjugal e a fidelidade, isso porquê esta ave é monogâmica, ou seja, depois que um casal de grous se une, só a morte os separa.

O origami do tsuru simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte.

Para o ano de 2020, o projeto de Intercâmbio de Bibliotecas e Faróis do Saber da Regional do Pinheirinho terá continuidade.

Autor: NRE Pinheirinho | Fonte: NRE pinheirinho